Procurador do Trabalho recusa convite da Globo e critica terceirização

Ronaldo Lima dos Santos recusou neste mês convite da Rede Globo para participar de um programa sobre dúvidas trabalhistas. Em sua recusa à emissora, o Procurador do Trabalho em São Paulo afirmou que “o único interesse trabalhista que este nefasto conglomerado econômico-midiático possui é a tentativa de aprovação de leis aviltantes da pessoa do trabalhador e de diminuição de direitos sociais”. Ronaldo se refere ao apoio do grupo a projetos de terceirização tramitando no Congresso.

boicote a globo

Professor Doutor da faculdade de Direito da USP, Ronaldo complementou que a Globo pretende se beneficiar com projetos que precarizam as relações de trabalho, como aquele que propõe a contratação terceirizada para atividades-fim, que é repudiado pelo movimento dos trabalhadores.

“(A terceirização) Trata-se de uma tentativa de legalizar a chamada "pejotização" de trabalhadores, tão conhecida e desejada pelas Organizações Globo”, escreveu.
Globo não tem compromisso com o Brasil
Em sua resposta, o procurador reafirmou também que a emissora coleciona posturas antidemocráticas e não tem compromisso com o Brasil e nem com o povo brasileiro.
 
Ele citou como exemplos de expedientes antidemocráticos da emissora a participação ativa na promoção dos golpes de 1964 e 2016 e a edição manipulada do debate entre Lula e Collor em 1989. 
Ronaldo enfatizou a responsabilidade da Globo em estimular “o ódio social a grupos políticos e setores sociais, com a constante manipulação midiática da população”.
Relembrou as “mentiras jornalísticas” que levaram a distorções de coberturas como a das Diretas Já e em relação à população negra, sempre relegada pela emissora “a um lugar marginal no ideário cultural”, na opinião dele.
Informação alternativa
Ronaldo recuperou ainda que o editor e apresentador do Jornal Nacional William Bonner, que comparou o brasileiro médio ao personagem Homer Simpson “considerando os brasileiros de baixa compreensão cultural, intelectual e de fácil manipulação”.  
Antes de concluir a resposta à produção da Globo, Ronaldo ressaltou que o surgimento de meios alternativos de comunicação, através da internet, tem contestado e registrado a história de manipulações e desinformação da Globo.
“A história do Brasil não mais será a "estória" induzida e contada pela e para a Globo”, finalizou.