China abrirá mais sete áreas de livre comércio

As autoridades chinesas criarão sete novas áreas de livre comércio (ALC), aumentando o total para 11 e repetindo o sucesso da experiência anterior. Elas serão localizadas nas províncias de Liaoning, Zhejiang, Henan, Hubei, Sichuan, Shaanxi e na cidade de Chongqing.

Porto em Hubei, China - Prensa Latina

A expansão chegou quase três anos depois do lançamento da primeira ALC, em Xangai, que testou uma série de reformas econômicas incluindo maior abertura ao investimento estrangeiro e menos restrição ao fluxo de capital.

No final de 2014, Tianjin, Fujian e Guangdong foram aprovados como o segundo grupo de ALCs.

Com o acréscimo das sete, a China continuará com mais reformas e permitirá às regiões aproveitar as vantagens geográficas e industriais para mais experimentos.

"A decisão de aumentar as ALCs mostra a resolução forte das autoridades em avançar a reforma e abertura", declarou o ministro do Comércio, Gao Hucheng, à Xinhua.

Ele disse que as ALCs serão lançadas depois dos processos necessários, mas não revelou quando.

Segundo ele, a Província de Liaoning (nordeste) focará nas reformas orientadas pelo mercado para transformar a antiga base industrial em uma área mais competitiva, enquanto a costeira Zhejiang explorará a liberalização comercial de commodities globais.

Henan (centro) investirá em capacidade na transporte e logísticas, e Hubei estabelecerá bases de alta tecnologia e facilitará o desenvolvimento do Cinturão Econômico do Rio Yangtze.

A China espera que as ALCs em Chongqing, Sichuan e Shaanxi –todas no oeste, a região menos desenvolvida do país– tragam vitalidade econômica.