Temer não vai recuperar respeito do povo; precisa de consulta popular

O ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sugeriu, nesta quinta-feira (1º), que o presidente empossado Michel Temer proponha um plebiscito para perguntar à população se ele deve exercer o cargo de presidente da República até o dia 31 de dezembro de 2018, quando terminaria o mandato de Dilma Rousseff. Em sua conta no Twitter, o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa disse que Temer está enganado se pensa que terá o respeito e a estima da população brasileira.

Eleicoes gerais - Foto: Eduardo Figueiredo / Midia NINJA

“Sugiro que o presidente Michel Temer realize a proposta de consulta pública para saber se o povo brasileiro quer ou não que ele exerça o mandato até 31 de dezembro de 2018”, disse Suplicy ao se referir à falta de legitimidade de Temer.

Impeachment tabajara

Horas depois de o Senado promulgar a destituição de Dilma e Temer tomar posse do cargo, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa fez duras críticas ao processo de impeachment, o que chama de “impeachment tabajara”. Em mensagens pelo microblog Twitter, Barbosa diz que Temer não terá o respeito e a estima dos brasileiros.

Barbosa definiu, ainda, como “patética” a entrevista dada por Temer logo após a posse e disse que o novo presidente está enganado se pensa que terá o respeito e a estima da população brasileira.

“Eu não acompanhei nada desse patético espetáculo que foi o ‘impeachment tabajara’ de Dilma Rousseff. Não quis perder tempo. Mais patética ainda foi a primeira entrevista do novo presidente do Brasil, Michel Temer. Explico: O homem parece acreditar piamente que terá o respeito e a estima dos brasileiros pelo fato de agora ser presidente. Engana-se”, escreveu Barbosa.

Nesta quinta-feira (30), o já empossado presidente Michel Temer foi bastante ironizado nas redes sociais após ter dito em reunião com ministros que não toleraria ser chamado de “golpista”. Um dos assuntos mais comentados pelos internautas.

Ainda indignadas com a perda do direito do voto, milhares de pessoas, participaram, durante a noite desta quinta-feira (1º) de vários protestos que continuaram em diversas cidades brasileiras e tinham como alvo o presidente ilegítimo. Além de pedir novas eleições, a palavra de ordem “Temer golpista” e “Fora Temer” eram as mais usadas nos atos.