Bresser-Pereira: Temer sob pressão da direita e da esquerda

O presidente Temer é um homem acuado pela a direita e pela esquerda. Por esta, legitimamente, porque sendo ele próprio e seu partido de centro, aliou-se à direita dogmática, neoliberal e se comprometeu com ela a realizar “reformas” que, na verdade, representam uma tentativa de acabar com o Estado do bem-estar social no Brasil (emenda do “teto”) e com os direitos trabalhistas (emenda da “flexibilização” da CLT).

Por Luiz Carlos Bresser-Pereira

Bresser-Pereira

Pela direita porque ela cobra todos os dias por essas reformas, que “resolveriam” os problemas econômicos do Brasil. Uma direita que conta com apoio da grande mídia.

Hoje [no último domingo, 11], por exemplo, a primeira das reportagens “A hora de mudar” que o O Estado começa a publicar, deixa claro qual é o inimigo. São aqueles que se beneficiam das despesas do Estado com educação, saúde, previdência e assistência social. Conforme afirma o subtítulo da matéria, “O Estado do bem-estar social, prometido pela ‘Constituição Cidadã’ de 1988 mostrou-se uma miragem. Agora é hora de definir o que virá no lugar”.

Evidentemente, não é com a guerra ao Estado do bem-estar social que o Brasil enfrentará a crise fiscal e a crise econômica desencadeadas ao mesmo tempo no final de 2014. A vida fiscal do Estado brasileiro precisa de uma regra – de um complemento à lei de responsabilidade fiscal.

A meu ver esta regra deve ser um limite porcentual (jamais absoluto) às despesas do Estado. E precisa de políticas que levem a economia brasileira a sair mais depressa da crise econômica e da queda de receitas que ela representou: precisa que os juros voltem a cair, que sejam tomadas medidas de socorro às empresas endividadas, sejam realizadas as concessões programadas, e o Estado aumente imediatamente seus investimentos (o ajuste deve ser apenas da despesa corrente).

Que fará Temer diante dessas pressões? Diante da esquerda que realiza grandes passeatas, e demanda “diretas já”; e da direita, que demanda “reformas” que enriqueçam os ricos? Conseguirá ele navegar por esse mar revolto? Não sei. Sei apenas que Temer é um político competente, que cometeu o erro de associar com a direita em um golpe de Estado. Sua competência se provará agora, se ele conseguir entregar a Presidência da República a seu sucessor com a Constituição Cidadã respeitada e o Brasil razoavelmente pacificado.