Movimentos comemoram cassação de Cunha e seguem lutando contra o golpe

Movimentos sociais e independentes saíram às ruas para comemorar a queda de um dos personagens centrais do fisiologismo político brasileiro e seguem lutando pelo "Fora Temer" e "Diretas Já". Nesta Segunda-feira (12) foi aprovada na Câmara dos Deputados, por 450 votos a favor e 10 contrários, a imediata cassação do mandato de Eduardo Cunha, que também se tornará inelegível durante oito anos, seguindo a Lei da Ficha Limpa.  

Por Laís Gouveia

Cartaz de Fora Cunha

Denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro, Cunha virou alvo permanente dos movimentos sociais quando orquestrou de forma explícita o golpe, manobrou a votação para a aprovação da Maioridade Penal e criou Um Projeto de Lei que dificulta o aborto legal em caso de estupro.

Maria das Neves, diretora da União da Juventude Socialista (UJS) e da União Brasileira de Mulheres (UBM), foi uma das protagonistas nas série de manifestações que ocorreram no fim de 2015 pela saída do Cunha e comemora a decisão da Câmara. "O PL 5069, de autoria do Eduardo Cunha, foi o estopim da Primavera Feministas. Nós, mulheres, fomos às primeiras a gritar Fora Cunha e denunciar seu perigo para democracia. Ainda que tardia a queda de Cunha é uma vitória também a luta feminista".

A jovem alerta para a necessidade de seguir lutando contra o governo ilegítimo. "Precisamos estar atentas ao jogo do consórcio golpista, a saída de Cunha tenta a moralizar o golpe. Primeiro tiramos o Cunha, depois o Temer. Devemos ocupar as ruas pela retomada da democracia, diretas já", conclui.

Confira algumas manifestações que ocorreram no país. 

Em Flrorianópolis, manifestantes sairam às ruas para dizer Fora Temer e Fiora Cunha

Bruno Henrique / Mídia NINJA

Enquanto ocorria a votação pela cassação do ex presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, na capital federal, em Belo Horizonte manifestantes foram até a praça Sete de Setembro protestar pela saída de Cunha do golpista. (Informações e fotos: Mídia Ninja) 




Em Brasília, manifestantes sairam às ruas pelo Fora Temer, Fora Cunha e pela Greve geral. (Foto mídia Ninja)

Foto: Mídia Ninja 

O senador Lindbergh Farias (PT-RS), O coordenador do MTST Guilherme Boulos e o presidente da CUT, Vagner Freitas, comentaram a respeito da cassação de Eduardo Cunha. Confira o vídeo abaixo: