Reino Unido aprova a construção de uma nova central nuclear

O governo britânico aprovou nesta quinta-feira a construção de uma central nuclear em Hinkley Point, a primeira na Europa ocidental desde o desastre japonês de Fukushima.

"Maquete" gráfica da Usina Nuclear de Hinckley Point, no Reino Unido

Esta é a primeira usina no país em mais de 20 anos, desde a de Sizewell B, que entrou em funcionamento em 1995.

A decisão é anunciada cinco anos após o desastre da central nuclear japonesa de Fukushima, em 2011, em consequência do terremoto e de um tsunami, e que fez com que a Alemanha renunciasse definitivamente à energia atômica.

A construção será realizada pela companhia francesa de energia EDF com um terço de capital chinês.

Em um comunicado, o secretário de Estado de Energia e Empresas, Greg Clark, disse que o governo decidiu dar continuidade à construção da primeira planta nuclear em uma geração.

Por sua vez, o secretário de Estado de Indústria francês, Christophe Siruque, também declarou que se trata do primeiro pedido da Europa após Fukushima.

O novo governo britânico de Theresa May anunciou no final de julho que precisava de um tempo para examinar cuidadosamente o projeto, e foi concedido prazo até outubro.

A construção terá um custo de 18 bilhão de libras (US$ 23,6 bilhões), e conta com forte apoio do governo francês, que possui 85% de EDF, mas também inclui investimentos do grupo chinês CGN, que contribuirá com um terço do capital.