Chico Lopes pede participação dos jovens na política 

Durante encontro com estudantes vindos de Alagoas, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, o presidente da Comissão de Legislação Participativa (CLP), deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), conclamou à juventude: “Participem e renovem a política; entrem nos partidos políticos, disputem as eleições. É o caminho para a verdadeira limpeza que precisamos”.  

Chico Lopes pede participação dos jovens na política - CLP

A declaração foi feita na visita que os participantes do Programa de Estágio-Visita de Curta Duração, fizeram ao colegiado, nesta terça-feira (20), quando foram recebido pelo presidente e os deputados Lincoln Portela (PRB-MG), ex-presidente da CLP, e Ronaldo Lessa, atual vice-presidente.

Durante a conversa, os jovens reclamaram da desinformação sobre política, das notícias falsas que circulam nas redes sociais sobre o assunto, do grande índice de analfabetismo, da postura de pessoas que preferem criticar a política a fazê-la. Lopes disse que não há solução para os problemas do país fora da política e falou da necessidade de fortalecer os partidos.

“Aqui temos bancada evangélica, temos bancada do boi, temos bancada da bala. Nenhuma defende o programa dos partidos pelos quais foram eleitas, mas se prendem aos seus interesses particulares. Isso precisa mudar, e depende do eleitor”, explica o parlamentar.

E lembrou que “este ano teremos eleições municipais, mas a imensa maioria dos vencedores será integrada pelos candidatos que já têm estrutura econômica e financeira. São os limites da democracia, que precisam ser ampliados e aprofundados”.

O Programa de Estágio-Visita de Curta Duração é uma ação institucional que permite a interação da Câmara dos Deputados com a juventude universitária. É também uma oportunidade de aproximar o parlamento da sociedade e desfazer os mitos sobre a atuação parlamentar, muitas vezes decorrentes do desconhecimento acerca dos trabalhos desenvolvidos pelo Congresso Nacional.