Secretário-geral da Unasul manifesta solidariedade a Lula

O secretário-geral da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), Ernesto Samper, expressou nesta sexta-feira solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusado pelo MPF (Ministério Público Federal) de corrupção e lavagem de dinheiro.

Lula e ERnesto Samper - Divulgação

Em sua conta oficial no Twitter, Samper disse estar seguro de que Lula conseguirá provar sua inocência. “Minha solidariedade ao ex-presidente Lula, quem conhecemos e sabemos que saberá mostrar sua inocência se lhe derem plenas garantias para fazê-lo”, diz a mensagem.

Na quarta-feira (14), o procurador da República Deltan Dallagnol detalhou à imprensa a acusação contra Lula, que estaria envolvido em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo ele, o ex-presidente era o "comandante máximo do esquema de corrupção identificado na [Operação] Lava Jato".

Em entrevista coletiva à imprensa no dia seguinte Lula rebateu as acusações do MPF e afirmou que não há provas contra ele. O ex-mandatário, que classificou a apresentação de Dallagnol como “um espetáculo de pirotecnia”, disse ser vítima de perseguição “pelas coisas boas que fez pelo país”.