Anistia ao caixa 2? Então abram as cadeias e soltem os presos

Na última segunda-feira (19), mais uma tentativa de manobra contra a democracia e a honestidade se fez presente na Câmara dos Deputados. Ocorre que alguns deputados tentaram votar, às escondidas, uma proposta que tiraria a responsabilidade de quem cometesse a prática do caixa dois – uso de dinheiro não declarado à Justiça em campanhas eleitorais – até a sanção da lei.

Por Davison Coutinho*, no Jornal do Brasil

plenario - Foto: Antonio Augusto / Camara dos Deputados

Por baixo dos panos e usando umas das 10 medidas de combate à corrupção, propostas pelo Ministério Público Federal que torna crime o caixa dois, os deputados em questão tentaram garantir a anistia dos políticos e empresas envolvidos, que se beneficiaram com o uso do caixa dois. Ou seja, uma manobra para liberar os corruptos e corruptores, envolvidos na Operação Lava Jato. Após protesto de alguns deputados, a pauta foi retirada da votação.

Já sabemos que tudo surgiu de um acordo de grandes partidos e de políticos conhecidos. Queremos saber os nomes dos autores de quem colocou a pauta em votação. A sociedade precisa conhecer os parlamentares que estão tentando enganar o povo, descartando toda investigação de desvio de dinheiro que beneficiou diversos partidos, políticos e empresas.

Fazendo uma relação desta situação com a situação da favela, podemos observar que a desigualdade é muito forte e está em todos os sentidos. Enquanto o favelado sofre com a crise e o desemprego, os responsáveis pela crise encheram os bolsos e agora podem ser inocentados. Nossos chefes de famílias estão desempregados. Os alimentos continuam com preço subindo. Está cada dia mais difícil sustentar a família. As obras nas favelas foram abandonadas. O saneamento continua distante.

Todas descobertas de desvio de caixa dois são milionárias, muitos corruptos e empresas se beneficiaram com esse esquema. Se é para anistiar os corruptos, que se abram as cadeias e soltem os presos. Se por um lado, os corruptos desviaram milhões de dólares, enricaram e enfiaram o país em uma crise, muitos ladrões pobres foram presos ao roubar um celular, ou até mesmo ao roubar algo para dar de sustento às suas famílias, em um país em que o desemprego atinge mais de 12 milhões de brasileiros, e continuam presos, sem direito a defesa, sofrendo todos castigos possíveis nas detenções desse país.

Já essa turma do caixa dois, os que forem e se forem condenados, no máximo ganham de brinde uma tornozeleira para acompanhar os bons vinhos e as casas de luxo.