Em Goiânia, mulheres conseguem 50% de representação nos conselhos

A vereadora da capital goiana Tatiana Lemos (PCdoB) conseguiu mais uma vitória importante para a representação das mulheres nos espaços de poder e decisão. Projeto de sua autoria foi sancionado pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), e garante que 50% das vagas nos Conselhos Municipais de Gestores de Políticas Públicas da Capital sejam ocupadas por mulheres. A matéria passa a ser regulamentada pela lei nº 9.909, de 20/9/2016.

.

O preenchimento das vagas será feito de maneira gradual, à medida que forem realizadas novas eleições para os conselhos. Na justificativa da propositura da lei, a vereadora destacou a necessidade de medidas afirmativas que assegurem os direitos da mulher em todas as esferas da vida pública. “Acredito que não vamos ter uma democracia plena, enquanto essa participação não for efetiva, as mulheres, apesar de serem maioria, estão sub-representadas nas esferas de poder”, diz ela.

Dados oficiais mostram que o número de representantes do gênero feminino no poder está mesmo longe de refletir a realidade da população, que conta com bem mais mulheres do que homens. Por outro lado, as mesmas fontes, dentre elas o IBGE, mostram a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, em suas comunidades, à frente das famílias e ativas na defesa da educação e da saúde.

Para a secretária da Mulher do PCdoB de Goiás, Dila Resende, a aprovação do projeto é um marco em termos de igualdade de direitos, vindo a corresponder ao anseio das mulheres que querem participar das decisões de poder, e que têm muito a contribuir para isso.

“Vemos claro esse interesse por parte das mulheres em buscar seu espaço e participar da construção coletiva de uma nova sociedade”, resume Dila Resende, para quem a lei sob a chancela de Tatiana Lemos significa um grande incentivo para mudar a realidade atual.