Campanha de Alice repudia violência de apoiadores de ACM Neto

A coligação ‘Sim Pra Salvador’, que tem como candidata a prefeita Alice Portugal (PCdoB), cobra a investigação dos atos de violência que os militantes da campanha sofreram antes e depois do debate de ontem (29/09), na sede TV Bahia. Praticada por pessoas ligadas à campanha do candidato ACM Neto (DEM), a violência também alcançou profissionais de imprensa que estavam nas imediações da emissora, na Federação.

Eleição em Salvador Violência

Em nota, a coligação ‘Sim Pra Salvador’, formada pelo PCdoB, PT, PSB, PSD e PTN, manifestou repúdio à ação e também condenou o comportamento da Polícia Militar da Bahia, que estava presente no local e permaneceu, por muito tempo, contida diante dos atos de violência. A íntegra da nota pode ser lida abaixo:


Capangas de ACM Net promovem violência na noite do debate

Mantendo a antiga tradição da família Magalhães de tratar os adversários políticos com perseguição e violência, capangas e PMs à paisana promoveram verdadeiro festival de violência, na noite de ontem, antes e depois do debate na TV Bahia. A ação foi direcionada contra jovens e mulheres militantes da campanha de Alice Portugal e também contra profissionais de imprensa que estavam nas proximidades da emissora, na Federação.

Na parte anterior ao debate, as provocações e agressões vindas de pessoas contratadas pelo prefeito foram dirigidas a membros da União da Juventude Socialista, com socos, empurrões e ameaças. Alguns não faziam questão de esconder que estavam armados. Todos eles foram denunciados à Polícia Militar, que não demonstrou interesse em conter os atos de truculência.

Após o debate, a violência ficou generalizada. Várias mulheres, alvo preferido dos capangas, ficaram feridas com hematomas resultantes de pancadas e empurrões. A maioria dos agressores foi identificada através de fotos e vídeos pelos presentes, que, em alguns casos, foram impedidos de fazer os registros e ameaçados pela PM.

Em determinado momento, a brutalidade dos prepostos do prefeito era tamanha que a PM, até então contida, foi obrigada a agir, pela exigência das vítimas e pelas cenas escancaradas de selvageria que os próprios testemunharam. Só assim, três “militantes” da campanha do prefeito foram presos e recolhidos a viaturas da Polícia Militar.

A coligação Sim Pra Salvador vai, no dia de hoje (30/09), cobrar da Secretaria de Segurança Pública investigação sobre os graves atentados à democracia ocorridos na noite do dia 29/09 e madrugada do dia 30/09. A população precisa saber os nomes dos agressores presos e dos responsáveis que os contrataram.

O desespero que descambou para a violência pode ter a ver com o excelente desempenho de Alice no debate na sede de TV de propriedade da família do prefeito. Além de ter sido a que teve o melhor desempenho, com propostas claras e objetivas para melhorar a vida da população, a candidata mostrou a verdadeira realidade da cidade, bem distinta da demagogia veiculada pela gestão municipal.

Salvador, 30/09/2016

Coligação Sim Pra Salvador.