Edvaldo e Valadares Filho disputam o segundo turno em Aracaju

Com 100% das urnas apuradas, os candidatos Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB) vão disputar o segundo turno das eleições em Aracaju. Edvaldo Nogueira teve 38,76% dos votos válidos (99.815 votos) e Valadares Filho, teve 38,09%(98.071 votos). O atual prefeito da cidade, João Alves (DEM), não conseguiu a reeleição e ficou em terceiro lugar com 9,9% dos votos válidos.

Aracaju - Foto: Reprodução UOL

A disputa confirmou as recentes pesquisas de intenções de voto que apontavam a liderança do candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB), que já foi prefeito da cidade. Edvaldo Nogueira tem 51 anos e construiu uma frente ampla, composta por oito partidos (PCdoB /PT/ PSD / PRP / PMDB / PTdoB / PTN / PRB) para a disputa à Prefeitura de Aracaju. Compõe a chapa de Edvaldo, como vice-prefeita, a fotógrafa Eliane Aquino, do PT.

Em 2000, Edvaldo compôs a chapa de Marcelo Déda para a Prefeitura da cidade, conquistando a eleição. No pleito seguinte, em 2004, a mesma composição de chapa foi reeleita. Em 2006, porém, Déda deixou a Prefeitura para concorrer ao governo do estado, e Nogueira assumiu.

Após dois anos como prefeito, concorreu à reeleição e venceu Mendonça Prado (DEM). Antes de chegar à Prefeitura, foi vereador em Aracaju entre 1992 e 2000. Filiado ao PCdoB, foi atuante no movimento estudantil e um dos fundadores do partido no estado. É médico cardiologista formado pela Universidade Federal de Sergipe. 

Segundo lugar

O deputado federal Valadares Filho é candidato pela segunda vez à Prefeitura de Aracaju. Na primeira, em 2012, ficou em segundo lugar. Está no segundo mandato na Câmara dos Deputados e é filho do senador e ex-governador do estado, Antônio Carlos Valadares. Dentro do PSB, Valadares Filho foi presidente do Diretório Municipal de Aracaju e, anos depois, tornou-se presidente do Diretório Estadual.