PF faz uma campanha de massacre midiático, diz Lula sobre indiciamento

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (5), que a Polícia Federal não promove investigações sérias contra ele, mas sim uma campanha midiática com o intuito de destruir a imagem do político mais popular do país. A declaração foi uma resposta ao vazamento da informações sobre o indiciamento do ex-presidente pela PF no caso de contratos da Odebrecht em Angola.

Ministro do STF volta atrás e retira crítica à defesa de Lula - Foto: Agência Brasil

Para os advogados de Lula, o fato mostra que falta seriedade às investigações da Polícia Federal.

"A defesa do ex-presidente irá analisar o documento da Polícia Federal, vazado para a imprensa e divulgado com sensacionalismo antes do acesso da defesa, porque essa prática deixa claro que não são processos sérios de investigação, e sim uma campanha de massacre midiático para produzir manchetes na imprensa e tentar destruir a imagem do ex-presidente mais popular da história do país", diz o texto.

A informação vazou horas após a Lava Jato anunciar investigação de um esquema de corrupção na compra de termoelétricas pela Petrobras durante o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso (FHC), entre 1999 e 2001. De acordo com a PF, o esquema envolve as empresas Alstom/GE, também investigada pelo trensalão do governo tucano de São Paulo, e NRG.

Confira a íntegra da nota:

"O ex-presidente Lula tem sua vida investigada há 40 anos, teve todas as suas contas e de seus familiares devassadas, seu sigilo bancário, fiscal e telefônico quebrado e não foi encontrada nenhuma irregularidade. Lula não ocupa mais nenhum cargo público desde 1º de janeiro de 2011, e sempre agiu dentro da lei antes, durante e depois de ocupar dois mandatos eleitos como presidente da República. A defesa do ex-presidente irá analisar o documento da Polícia Federal, vazado para a imprensa e divulgado com sensacionalismo antes do acesso da defesa, porque essa prática deixa claro que não são processos sérios de investigação, e sim uma campanha de massacre midiático para produzir manchetes na imprensa e tentar destruir a imagem do ex-presidente mais popular da história do país."