Estudantes ocupam escola em Minas Gerais contra o desmonte da educação

Alunos de Belo Horizonte, ocuparam na manhã desta quinta-feira (6) o Colégio Estadual Central contra a reforma no ensino médio promovida pelo governo de Michel Temer através da Medida Provisória 746. Os estudantes também protestam contra a PEC 241 que limita por 20 anos os gastos do Executivo com a saúde e a educação.

Por Mariana Viel, do Vermelho-Minas

Ocupação escola BH

Segundo a presidenta do Grêmio Estudantil Abre Alas, Daniela Moura, os estudantes realizaram uma assembleia no intervalo das aulas e votaram pela ocupação. “Em todo o país já são mais de 30 escolas ocupadas contra o desmonte da educação. Nosso objetivo é resistir até que o governo retroceda na reforma”, explica a dirigente estudantil.

Através das redes sociais os estudantes da capital mineira estão pedindo o apoio de outros estudantes, educadores e pais de alunos. Segundo eles já existe uma forte pressão da direção da escola contra a ocupação.

Movimentos estudantis de todo o país criticam a unilateralidade da medida provisória que não ouviu especialistas, professores e alunos. A falta de diálogo é apontada como a marca do início governo ilegítimo de Michel Temer pelos movimentos sociais.

A medida provisória reduz que o conteúdo obrigatório para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia não serão mais obrigatórios.

A MP também prevê o aumento da carga horária, ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais. Atualmente, o total é de 800 horas.