Português Antônio Guterres aclamado secretário-geral da ONU

O Conselho de Segurança das Nações Unidas propôs por unanimidade e aclamação nesta quinta-feira (6) Antônio Guterres para secretário-geral da ONU.

António Guterres - Peter Foley/EPA / Agência LUSA

O ex-primeiro-ministro português, com 67 anos, será agora indicado pelo Conselho à Assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), concretizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.

O ex-Alto Comissário do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) já ontem tinha sido indicado como favorito ao vencer aquela que foi a sexta votação, e a primeira em que participou a búlgara Kristalina Georgieva.

António Guterres recebeu 13 votos de encorajamento e duas abstenções, uma das quais de um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança com direito de veto.

Tratou-se, segundo o embaixador russo e presidente do Conselho de Segurança, Vitaly Tchurkin, de um momento histórico. "Nunca foi feito desta forma. Este foi um processo de seleção muito importante", afirmou na conferência de imprensa realizada pelos 15 embaixadores dos países com assento no Conselho de Segurança.

Guterres entra em funções 1º de Janeiro de 2017 para cumprir um exigente mandato onde estarão colocados grandes desafios. Desde logo, o respeito internacional consagrado na Carta das Nações Unidas, a valorização do papel da ONU na promoção da paz e da cooperação, o respeito pelos direitos dos povos e pela soberania e independência dos estados.