Haiti: meio milhão de crianças vivem nas áreas devastadas por furacão

Meio milhão de crianças vivem nas regiões haitianas de Grand Anse e Grand South, as mais devastadas pelo furacão Matthew, sem que esteja ainda claro quantos precisam ajuda urgente, advertiu, nesta sexta-feira (7), a ONU.

Uma rua na cidade de Jeremie, no Haiti, com as casas destruídas após a passagem do furacão

Em uma declaração, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), precisou que no Sul do país caribenho, até 80 por cento das casas sofreram danos e 175 escolas apresentam afetações de consideração.

A três dias do açoite do poderoso furacão, com ventos de até 250 quilômetros por hora, seguimos sem ter todo o panorama sobre a extensão dos danos, disse o representante de Unicef no Haiti, Marc Vincent.

De acordo com o servidor público, ainda que espera-se que estes sejam o menos destrutivo possíveis, se teme o pior.

Uma equipe do Fundo que chegou a Les Cayes, uma das áreas mais golpeadas em Grand South, informou inundações em massa e afetações no hospital e outros centros de saúde da localidade, 'onde as famílias procuram água segura e banhos adequados'.

Segundo Unicef, informa uma estimativa inicial de cinco milhões de dólares para atender os requerimentos básicos das crianças no açoitado sul haitiano.

Os recursos são imprescindíveis para garantir-lhes água potável e uma adequada previdência, para evitar a disseminação de doenças, afirmou.

Assim, permitiriam restaurar os serviços de saúde e tratar a desnutrição entre os mais pequenos, além de oferecer facilidades temporárias para a educação.