Concurso Ceará Faz Ciência integra programação da SNCT em Fortaleza

Em Fortaleza, o Ceará Faz Ciência acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, reunindo trabalhos científicos de estudantes dos níveis médio e superior a serem analisados por uma comissão julgadora que observará critérios como criatividade, aplicabilidade no cotidiano e relevância social na escolha dos vencedores.

Concurso Ceará Faz Ciência integra programação da SNCT em Fortaleza

Além da capital, o Ceará Faz Ciência realizará feiras na Serra de Ibiapaba (São Benedito) e no Litoral Leste. Os trabalhos terão como tema preferencial “Ciência Alimentando o Brasil”, temática oficial da SNCT que oportunizará a discussão do papel da ciência para a melhoria da qualidade da alimentação.

O concurso premiará três categorias: estudante do Ensino Médio/Técnico, universitário e inventor popular. Os vencedores receberão mentorias para desenvolver seu projeto e entrar no mercado de trabalho.

Ônibus-laboratório do Ciência Itinerante

Além do Ceará Faz Ciência, outra iniciativa que estará na programação da SNCT é o projeto Ciência Itinerante. Nele, um laboratório móvel, especialmente projetado, abriga monitores que fazem demonstração nas áreas de física, química, biologia e tecnologia da informação, aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela ciência.

A iniciativa é do governo do Estado, através da Secitece, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O laboratório móvel ficará no estacionamento do Centro de Eventos nos dias 18 e 19/10, à disposição dos visitantes.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Ceará serão abertas oficialmente na próxima terça-feira, dia 18, em solenidade com a presença do secretário da Secitece, Inácio Arruda, às 9h, no Centro de Eventos do Ceará, Pavilhão A – 2º Mezanino.

A programação é gratuita e inclui exposição dos principais projetos desenvolvidos pela Secitece, como Ciência Itinerante, Corredores Digitais, Intercaju, Tecnova e a Universidade do Trabalho Digital; e por suas instituições vinculadas: Uece, UVA, Urca, Funcap, Nutec e Instituto Centec.

Além da exposição, que permanece aberta a visitação das 9h às 18h, a programação da Semana contará também com a realização do I Seminário de Integração dos Polos UAB do Ceará; Bootcamp Corredores Digitais e Café Ciência.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma das principais iniciativas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ocorre desde 2004 com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população. É realizada localmente pela Secitece.

Programação geral do concurso Ceará Faz Ciência

– Fortaleza e Região Metropolitana
18 e 19/10/16 – Fortaleza (dentro da programação da SNCT 2016)
Centro de Eventos do Ceará, das 14h às 17h

– Serra da Ibiapaba
11/11/2016 – São Benedito, das 16h às 20h

– Litoral Leste
16/11/2016 – Beberibe, das 16h às 20h

Serviço

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 – Ceará

Local: Centro de Eventos do Ceará
Data: 18 e 19 de outubro
Entrada franca

Programação Geral