Começa a 1ª Cúpula dos Povos Indígenas do Mercosul em Caracas

A capital da Venezuela, Caracas, é a cidade sede da 1ª Cúpula dos Povos Indígenas do Mercosul que começou nesta quinta-feira (20). O objetivo do evento é abrir um espaço de discussão onde os povos originários sejam os protagonistas, de forma a garantir a inclusão deles nos Estados membros do bloco.

Cúpula dos povos indígenas na Venezuela - AVN

O vice-presidente da Venezuela, Aristóbulo Istrúz, conduziu a cerimônia de abertura das atividades, que contou com a presença do vice-presidente para a Área Social, Jorge Arreaza e da ministra pra os Povos Indígenas, Aloha Nuñez.

Istrúz afirmou que a chegada da Venezuela no Merocosul causou uma grande mudança no bloco em favor dos povos indígenas. “Nossos povos originários são o símbolo da resistência”, destacou.
Ressaltou ainda a atuação do ex-presidente Hugo Chávez para o fortalecimento da cultura originária. “Chávez deu legalidade e visibilidade a nossos povos indígenas. Isto é uma conquista importante”.

O encontro será dividido em mesas de trabalho sobre reconhecimento dos povos indígenas, educação, saúde, desenvolvimento cultural e auto-sustentabilidade e povos indígenas e descolonização.

Povos originários de todos os países do bloco – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela – participam do evento.