Rio: Integrantes da família Prestes se pronunciam em apoio a Freixo

Diante de uma polêmica surgida no interior da família Prestes, após um de seus membros, Luiz Carlos Ribeiro Prestes, ter se engajado ferrenhamente na campanha de Crivella à prefeitura do Rio, outros integrantes, viúva, filhos e netos, demarcaram seu apoio a Freixo para o pleito do próximo domingo (30).

Luiz Carlos Prestes - Reprodução

Segue a carta:

Carta de integrantes da família Prestes em apoio a Freixo no Rio

As eleições municipais de 2016 não se dão em um cenário trivial. Estamos em um ano que ficará para sempre marcado pelo golpe desferido contra a democracia brasileira. Cada um de nós, abaixo assinados, a seu modo, se posicionou contra o horror do autoritarismo, da violência institucional, da injustiça e da hipocrisia que marcaram o golpe midiático-jurídico-parlamentar que invalidou mais de 54 milhões de votos das eleições presidenciais de 2014.

Recentemente, em meio à batalha eleitoral do Rio, um membro de nossa família, que apoia o candidato Marcelo Crivella, alegou que o candidato Marcelo Freixo seria a “última cabeça” de um “dragão que destruiu o sonho de gerações de brasileiros”. O dragão, símbolo dos governos Lula/Dilma, ilustrado no argumento como um governo "destruidor de sonhos", seria decapitado por um bispo, politicamente auto redimido, representante de uma nova e promissora política.

Trata-se do bispo licenciado da Igreja Universal, Marcelo Crivella, que nasceu para a política no mesmo período da ascensão de Lula à presidência da República e que, em 2005, em meio à crise do mensalão, criou o PRB, junto ao então vice-presidente da República, José Alencar. Anos mais tarde, ainda na esteira dos governos dirigidos pelo PT, ocupou o cargo de Ministro da Pesca do Governo Dilma. Alegou, inclusive, ter se beneficiado da era Lula para expandir sua igreja no continente africano.

Interessante notar que aqueles que hoje querem se beneficiar da nova onda forjada na opinião pública de criminalização dos partidos de esquerda como PT, PCdoB, PSOL, são os mesmos que até ontem gozaram de prestígio e oportunidades políticas (para não dizer empresariais e outras) por orbitarem e até participarem do governo central dirigido por alguns destes partidos. Este é o caso de Crivella.

A tese do dragão não se sustenta, pois é amplamente sabido que o PSOL, ao longo de sua trajetória, teve uma postura crítica e muitas vezes de enfrentamento aos governos Lula e Dilma. A própria criação do partido foi resultado de um balanço crítico do governo, no conturbado ano de 2005. Nenhuma dessas críticas, no entanto, foi capaz de turvar a visão do partido e a maioria de seus líderes sobre o processo golpista iniciado no Brasil logo da eleição presidencial de 2014 e que culminou com o impeachment fraudulento de Dilma.

Nosso compromisso é com os valores democráticos e com a memória de luta do povo brasileiro. Com a garantia da pluralidade de pensamento e da diversidade. Com as campanhas de busca de desaparecidos políticos e permanente denúncia das torturas e torturadores, não admitindo qualquer tipo de convivência com pessoas que no passado levaram à morte e ao desaparecimento daqueles que resistiram por nossa democracia.

Nosso apoio à candidatura de Freixo é decorrente de compromissos históricos inerentes à nossa formação humanista, democrática e socialista. Temos consciência do significado do legado político de Luiz Carlos Prestes e sabemos que muitas vezes nossas posições individuais são confundidas como se fossem do conjunto da família. É inegável que a força do sobrenome que reverbera quando individualmente fazemos declarações políticas pode levar a esta confusão. Por isso consideramos relevante publicar esta nota.

Maria do Carmo Ribeiro Prestes (Maria Prestes)

(filhos)

Rosa Ribeiro Prestes
Mariana Ribeiro Prestes
Zoia Ribeiro Prestes
Ermelinda Ribeiro Prestes
Yuri Ribeiro

(netos)

Elisa Prestes Massena
Eduardo Prestes Massena
Andreia Prestes Massena
Luisa Prestes Massena
Ligia Prestes
Danilo Prestes
Dianne Prestes
Ana Prestes
Joao Luiz Prestes Rabelo
Maria do Carmo Ribeiro
Claudia Alvarenga Prestes
Gabriela Alvarenga Prestes
Vladmir Ribeiro
Daria Prestes.