Termo de Compromisso mantém as ocupações e o Enem em Minas Gerais

Diferentemente do que tem acontecido em outros estados – onde já foi iniciada a reitegração de posse de escolas ocupadas -, o movimento estudantil de Minas Gerais assegurou na noite desta terça-feira (1º) a assinatura de um termo de compromisso para assegurar  a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a ocupação das escolas pelos estudantes.

Por Mariana Viel, da redação do Vermelho-Minas

Reunião ocupação Enem_1 - Mariana Viel

O termo de compromisso foi assinado por representantes das ocupações estudantis mineiras, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), das Secretarias de Estado de Educação e de Segurança, de entidades estudantis (Ubes e UCMG), do Ministério Público Estadual, e tambem pela deputada federal Jô Moraes (PCdoB) e pelo deputado Rogério Correia (PT).

O coordenador do Inep no estado, Jaime Miranda, afirmou que existem todas as condições para a realização das provas nos próximos dias 5 e 6 (sábado e domingo). "Temos, como aplicadores do exame, todas as condições. Vamos informar o MEC sobre a reunião de hoje. Mas essa é uma decisão exclusiva do ministro [Mendonça Filho]".

A vice-presidenta estadual da Ubes, Bruna Helena, afirma que é muito importante o que está acontecendo em Minas Gerais já que outros estados como Paraná  e no Distrito Federal estão em processo de reintegração de posse. "Tomando como exemplo as eleições que aconteceram normalmente nas escolas ocupadas o movimento estudantil mineiro mais uma vez se dispõe ao diálogo e à construção de uma solução tanto para os estudantes ocupados, como para aqueles que farão as provas no próximo final de semana".

Mais cedo, representantes de cerca de 20 ocupações da capital mineira e da região metropolitana se reuniram, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), para discutir o impasse com o Ministério da Educação (MEC). A proposta dos estudantes era manter as ocupações em todas as escolas e assegurar a realização das provas.