Apesar das ameças de Temer, ocupações multiplicam-se em todo país

Apesar do Ministro da Educação do governo Temer, Mendonça Filho (DEM,-PE) afirmar que irá multar entidades dos movimentos sociais por influenciar as ocupações que lutam contra a Reforma do Ensino Médio e a PEC 55, os estudantes não se intimidam e ocupam cada vez mais universidades. Nesta quarta-feira, segundo informações da União Nacional dos Estudantes (UNE), já são 171 instituições de Ensino superior ocupadas. 

Apesar das ameças do governo, ocupações multiplicam-se em todo país - Reprodução

Nesta sexta-feira (11) entidades do movimento sindical e estudantil realizarão um dia nacional de paralisações para denunciar o pacote de medidas ofertadas pelo governo Temer, que precariza a vida dos trabalhadores e promove cortes sociais. 

Confira abaixo imagens e vídeos das ocupações:

Ato unificado ocorre na manhã desta terça-feira, em Goiânia, para dizer não ao demonstre da educação executado pelo governo Temer.


A PUC Minas neste final de semana sediou o ENEM, mesmo havendo ocupação, os alunos firmaram um acordo com a reitoria que não iriam barrar a realização da prova. Porém, a reitoria pediu a reintegração de posse na sexta-feira, tentando intimidar os ocupantes que não saíram da Universidade, o pedido foi indeferido nesta segunda (7).

Estudantes realizaram uma assembleia para definir os rumos da ocupação com apoio de professores, eles afirmam que o movimento é legítimo e não vão desocupar. A PUC Minas recebe neste fim de semana o Vestibular PUC Minas, e os ocupantes decidiram novamente não barrar os vestibulandos, afim de que eles possam exercer o seu direito de entrar em uma Universidade. Mas a ocupação continua e resiste. (Informações: Mídias Ninja) 



CEFET de Curvelo (MG) é ocupado nesta terça-feira (7) 

"Somos, com muito orgulho, a primeira unidade do CEFET-MG e a primeira escola de Curvelo a ocupar. A votação para a ocupação ocorreu de forma democrática, com a participação dos alunos do técnico e da graduação, dando um resultado de 55% a favor e 45% contra", diz um dos integrantes da ocupação. (Inforações: Mídia Ninja)

 

Através de uma assembléia realizada no dia 7 de novembro de 2016, foi aprovada uma ocupação no Polo Universitário de Macaé (UFF e UFRJ)

Nessa segunda-feira, (7), estudantes ocuparam o campus I da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no município de Três Lagoas /MS, contra a PEC 55 e contra as demais medidas impostas pelo governo Temer que influenciam os retrocessos na educação. (Informações e foto: Mídia Ninja)

Em Barreiras, interior da Bahia, estudantes ocuparam nessa segunda-feira, 7, a Universidade Federal do Oeste da Bahia, Campus Lapa, contra a PEC 55.

Na noite desta segunda-feira, 7, após assembleia, estudantes ocuparam o ICEA – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto  (Ufop)
Foto: Guilherme Jannotti



Conheça a ocupação na Uneb, Bahia. Vídeo: Ana Maria Simono




Estudantes ocuparam bnesta segunda-feira (8) a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, conforme votado em assembleia na sexta-feira (4).

O ator Fábio Assunção esteve hoje na Ocupação Estudantil do Colégio Pedro II , no Rio de Janeiro- Engenho Novo

 


Assembleia da Universidade Federal do Pará nesta segunda-feira (7) delibera a ocupação da Universidade