Alerta do premiê francês: "Europa pode morrer"

A Europa estará à beira de colapso se França e Alemanha não conseguirem dar um passo em frente e demonstrar sua liderança, advertiu o primeiro-ministro francês Manuel Valls durante a sua visita a Berlim.

Manuel Valls fala no parlamento francês

A Europa pode morrer, afirmou o premiê socialista Valls numa conferência econômica organizada pelo diário alemão Süddeutsche Zeitung.

Ao mesmo tempo, Valls destacou que a líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, poderá ganhar as eleições na França no próximo ano.

Segundo ele, se isso realmente acontecer, a culpa será do mesmo sentimento que levou à vitória de Donald Trump e à saída do Reino Unido da UE.

"Isso significa que o equilíbrio da política mundial mudará completamente", ressaltou Valls, destacando que atualmente a extrema direita representa um perigo sério.

O premiê francês assinala que a França deverá prosseguir com a realização de reformas, incluindo redução de impostos para empresas da França.

Valls se dirigiu à Alemanha com pedido de assumir um papel de líder no continente para evitar o colapso do sistema atual. Os analistas apontam que incertezas econômicas, refugiados e terrorismo dividem a Europa e ameaçam a UE.

A campanha eleitoral na Áustria no próximo mês e na França em 2017 poderão levar os populistas de direita ao poder.