Alessandra Murteira: Que rufem as panelas! 

Desde que Michel Temer assumiu a Presidência através do golpe parlamentar que derrubou a presidente Dilma, a crise política e econômica só fez piorar. Seu governo está mergulhado em escândalos e mais escândalos de corrupção. O próprio Temer é acusado de usar o cargo para favorecer amigos e correligionários.

Alessandra Murteira* 

Direita pato

Sem legitimidade e tampouco popularidade, o presidente golpista agoniza e a classe média assiste calada. Nem uma batida de panela ecoa das varandas gourmets.

Enquanto isso, a Câmara dos Deputados se articula para anistiar políticos que tenham praticado caixa 2 nas eleições passadas, beneficiando diretamente Temer e seus aliados. Nenhum pio se ouve daqueles que berravam palavras de ordens e xingamentos contra a presidente eleita, que, sem cometer crime algum, foi julgada e arbitrariamente condenada.

Onde estão os manifestantes que até há algum tempo atrás exigiam prisão para os corruptos?

A economia vai de mal a pior. A taxa de desemprego subiu de 8,9% em 2015 para 11,3% este ano, segundo dados do IBGE referentes ao terceiro trimestre. Já somos o sétimo país com o maior número de desempregados em todo o mundo, com mais de 12 milhões de cidadãos nesta situação.

Pela primeira vez em 11 anos, o brasileiro começa perder o poder aquisitivo. A renda média das famílias brasileiras despencou 5% em 2015 em relação a 2014 e este ano deve cair ainda mais.

Cadê as panelas vazias simbolizando a indignação do brasileiro com a situação caótica em que transformaram o país para poderem justificar a derrubada da presidente eleita?

O Pré-Sal foi entregue às multinacionais, a Petrobras está sendo dilapidada, o Banco do Brasil vai fechar mais de 500 agências, os Correios vão se transformar em parcerias privadas, a Eletrobrás e as outras estatais que sobreviveram à privataria tucana nos anos 90 estão com os dias contados… O
Plano de Desestatização do governo Temer promete ser pior do que os que foram implementados por Collor, Itamar e FHC.

Nenhum dos patriotas que foram às ruas com camisa e bandeira do Brasil se manifesta. Não ouvimos apitaços, nem panelaços em protesto contra a entrega do patrimônio público e a quebra da soberania nacional.

Por que os milhares de teleguiados que foram às ruas pedir o impeachment de uma presidente inocente agora se calam diante dos escândalos de um governo golpista? O silêncio de suas panelas é a mais contundente resposta aos inocentes úteis que não acreditaram que estavam sendo massa de manobra do que há de mais retrógrado na política brasileira.