China pede ao Japão que aja de forma prudente na área militar

A China pediu nesta segunda-feira (28) ao Japão que aja de maneira prudente nas áreas militar e de segurança e evite desestabilizar a região.

Geng Shuang

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Geng Shuang fez as observações em uma coletiva de imprensa de rotina, em resposta a uma pergunta sobre o plano do Japão de instalar um sistema avançado de defesa de míssil dos Estados Unidos, a Defesa Terminal para Área de Alta Altitude (THAAD, na sigla em inglês)

Segundo as reportagens da imprensa japonesa, Tóquio planeja criar um painel para discutir maneiras de reforçar seu sistema de defesa de míssil.

"Estamos preocupados sobre as reportagens noticiosas. A posição da China sobre o destacamento do THAAD é muito clara e permanece inalterada", disse Geng.

As atividades militares e de segurança do Japão estão sendo acompanhadas estreitamente por seus vizinhos asiáticos e a comunidade internacional por causa de sua história, enfatizou.

"Nós esperamos que o Japão possa desempenhar um papel construtivo em impulsionar a paz e a estabilidade regionais, não o contrário", manifestou o porta-voz.

Qualificando a atual situação na Península Coreana de "complicada e sensível", ele pediu às partes envolvidas que solucionem os assuntos relacionados por canais políticos e diplomáticos.