PCdoB-RJ condena assassinato de moradores da Cidade de Deus

O Partido Comunista do Rio de Janeiro (PCdoB-RJ) lançou uma nota rechaçando o assassinato de sete moradores da Cidade de Deus, localizada na região oeste da capital. Nos últimos dias, a população vive momentos de pânico com o conflito entre policiais e o narcotráfico. Segundo afirma um trecho do comunicado, "Nada, absolutamente nada, justifica o assassinato, com requintes de crueldade, praticados contra 7 moradores da Cidade de Deus".

Violência na Cidade de Deus desperta onda de boatos e medo no Rio - MARCELO SAYÃO EFE

Leia a íntegra da nota:

Nada, absolutamente nada justifica o assassinato, com requintes de crueldade, praticados contra 7 moradores da Cidade de Deus, em Jacarepaguá. Para o PCdoB Carioca, é inadmissível o Estado de exceção que criminaliza a pobreza, vitimando a população pobre, negra e trabalhadora, moradora das favelas e periferias desta cidade.

Condenamos ainda a pena de morte e o desprezo a todas as etapas do devido processo legal, assim como o desprezo à vida humana. Também nos solidarizamos com todas as vítimas e suas famílias, incluindo os policiais mortos, que nada mais são do que trabalhadores pontas de lança de uma política de segurança equivocada.

O povo carioca, especialmente aqueles de constroem suas vidas nas comunidades do Rio, vivem encurralados entre o poderio do crime organizado, que estabelecem suas regras e leis de um lado e do outro a ação truculenta e opressora do Estado por meio da polícia e do Judiciário.

A população carcerária fluminense é de cerca de 46 mil detentos e, com mais de 4 mil pessoas do sexo feminino (10% deste total). As mulheres negras e pobres são as maiores vítimas desse encarceramento seletivo. O número de encarceramentos é três vezes maior que a média nacional.

Entre dezembro de 2011 e setembro de 2014, o acréscimo de pessoas presas no estado foi de 32,8 %, passando de aproximadamente 29 mil presos para cerca de 38,5. O crescimento da população prisional nacional no mesmo período foi de 10,2 % (de 514.582 presos em dezembro de 2011 para 567.000 presos em junho de 2014).

Esses dados revelam a falência do capitalismo, incapaz de incluir o povo pobre na sociedade. Milhares de jovens todos os anos são empurrados para o crime por falta de oportunidades dignas de emprego. O capitalismo por um lado vende a ilusão da riqueza, do luxo e da ostentação e por outro nega oportunidades a uma imensa massa de jovens empobrecidos.

O PCdoB tem uma história de lutas contra opressão e pôde, junto com Lula e Dilma, por 12 anos, defender e implementar algumas políticas sociais e afirmativas a fim de pagar uma imensa dívida social que o Estado brasileiro tem com seu povo.

PCdoB Rio de Janeiro