Presidente da Colômbia se pronuncia sobre acidente da Chapecoense

Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, fez um pronunciamento nesta terça-feira (29) sobre o acidente de avião que levava toda a equipe do Chapecoense, além de jornalistas e comissão técnica do time, para um jogo em seu país. “Quero reiterar, em nome dos colombianos, nossas palavras de apoio aos familiares, diretores e torcedores da Chapecoense. Às famílias dos jornalistas, aos familiares da tripulação, e ao futebol do Brasil, todos afetados por essa tragédia que enluta a região inteira”,

Juan Manuel Santos - Divulgação

Santos disse que logo pela manhã, depois que soube do acidente, entrou em contato com Michel Temer para “oferecer pessoalmente as condolências ao povo do Brasil” e estabelecer um plano de cooperação para salvar as vítimas e atender aos familiares.

“Ao ter conhecimento do acidente, solicitei a Carlos Ivan Marquez, diretor da Unidade Nacional para Gestão de Risco de Desastres, aos corpos de socorros e Alfredo Bocanegra, diretor da Aeronáutica Civil (Aerocivil), e foi estabelecido um posto unificado para coordenar as ações de busca e resgate das vítimas. Isso possibilitou o resgate de seis pessoas com vida”, disse.

Segundo o presidente, a Aeronáutica disponibilizou os melhores peritos para atender este caso e as equipes mantém contato permanente com as autoridades bolivianas para avançar nas investigações obre a causa da tragédia. Santos fez questão de participar pessoalmente do processo e tem se mantido a par de todos os detalhes.

Outros presidentes se pronunciaram sobre o acidente que chocou o mundo. Entre eles Evo Morales, da Bolívia, de onde o avião avia saído com destino à Colômbia. O chefe de Estado enviou “solidariedade e condolências às famílias que perderam seus entes queridos no acidente aéreo”.

O primeiro ministro da Espanha, Mariano Rajoy Brey, usou o Twitter para enviar uma mensagem às famílias das vítimas. “Consternação pelo acidente aéreo na Colômbia que deixa numerosas vítimas e assola à torcida da Chapecoense. Minhas condolências”, afirmou.