Maioria dos argentinos considera gestão de Mauricio Macri negativa

Passado o primeiro ano de governo, pesquisa realizada com eleitores entre 16 e 70 anos mostrou que para a maioria, governo do neoliberal ainda não engatou.

Mauricio Macri - AFP

Mesmo considerando seu primeiro ano de governo "nota 8", o presidente da Argentina, Maurício Macri não vai tão bem quando o assunto é opinião pública. Pesquisa realizada pelo jornal Clarín em parceria com a Management & Fit mostrou que 43,1% da população considera a gestão de Macri negativa ou muito negativa, enquanto 25,9% a considera positiva ou muito positiva.

O levantamento foi realizado com 2 mil pessoas entre 16 e 70 anos. A pesquisa mostrou ainda que mais da metade da população (51,6%) crê que o presidente não está cumprindo suas promessas de campanha. O foco de Macri no período eleitoral era “emprego para todos”, e a Argentina vive agora uma das maiores ondas de demissões da década.

Apenas 7,3% dos entrevistados acreditam que o presidente está conseguindo cumprir o que prometeu. Mesmo com a guinada neoliberal e a benção do mercado, Macri também ainda não conseguiu seduzir o cidadão argentino, 40,3% deles acreditam que a situação econômica estará pior ou muito pior nos próximos meses.

As perspectivas para o futuro, porém, estão divididas. Para 38,6 %, a situação do país será melhor em 2017 contra 31,9% que acredita na piora e 15,4%, para os quais não haverá diferenças.