Moção do CC sobre Assembleia Mundial da Paz e Conferência no MA

Reunião do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) aprova moção sobre a realização da Assembleia Mundial da Paz e da Conferência Mundial da Paz, eventos que aconteceram nos dias 18, 19 e 20 de novembro, na cidade de São Luís, capital do Maranhão. Segue abaixo a íntegra do documento.

Socorro Gomes - Cebrapaz

Moção

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) transmite ao Conselho Mundial da Paz (CMP) suas mais calorosas saudações pela realização exitosa da Assembleia Mundial da Paz e da Conferência Mundial da Paz, eventos que aconteceram nos dias 18, 19 e 20 de novembro, na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão.

As importantes deliberações da Assembleia e a Declaração Final da Conferência são importantes documentos que orientamos nossos filiados a estudarem e a terem como referência em sua atuação militante em prol da solidariedade aos povos e em defesa da paz mundial.

Felicitamos igualmente o CMP pelas reconduções de Socorro Gomes ao posto de presidenta do Conselho Mundial da Paz, e de Atanassis Pafilis como secretário-geral, bem como saudamos todas as organizações-membros e os companheiros e companheiras que integram a nova direção da entidade.

A unidade em torno das bandeiras anti-imperialistas e em favor da paz, que marcou a realização das atividades no Maranhão, é um ponto altamente positivo que nos permite vislumbrar novos avanços na luta anti-imperialista.

Registramos também com satisfação as diversas declarações sobre a cordialidade e a camaradagem com que as delegações foram recebidas na capital do Maranhão, São Luís. O governador do estado, camarada Flávio Dino, empenhou grande esforço para apoiar e dar todo o suporte necessário à realização exitosa dos eventos e ficará para sempre registrado que nos dias 18, 19 e 20 de novembro, São Luís foi a capital mundial da Paz, como proclamou o CMP.

O PCdoB, que tem o internacionalismo proletário como um princípio basilar, considera fundamental apoiar e fortalecer o movimento pela paz mundial rumo à conquista de um mundo em que todas as nações possam conviver pacificamente em liberdade, guiadas, nas relações internacionais, pelos critérios da solidariedade e da fraternidade entre os povos.

Viva a luta pela paz mundial!

Viva o Conselho Mundial da Paz!

São Paulo, 4 de dezembro de 2016,
O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)