Com PEC 55 aprovada, manifestantes saem às ruas contra desmonte

Manifestações ocorrem desde a madrugada dessa terça-feira (13), em várias regiões do país, para dizer não à PEC 55, que congelará investimentos nas áreas da saúde e educação nos próximos 20 anos. Aprovada nesta tarde no Senado por ampla maioria da Casa, a medida proposta pelo governo Temer tem como finalidade promover o desmonte do Estado brasileiro.

Com a PEC 55 aprovada, manifestantes saem às ruas contra desmonte - Mídia Ninja

No Ceará, a Avenida da Universidade foi bloqueada pelos manifestantes que se dispersaram por volta das 8h15.

Foto: Mídia Ninja




No Espírito Santo, servidores da Universidade Federal do Espirito Santo impediram a entrada de veículos no campus de Goiabeiras, em Vitória

No Mato Grosso, os manifestantes bloquearam um trecho da Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, que foi interditado por uma barreira de pneus em chamas. Situação semelhante foi registrada em Congonhas (MG), na rodovia BR-040.

 Congonhas (Foto: Mídia Ninja)

Cuiaba (Foto: Mídia Ninja)

Em Pernambuco, houve bloqueio das avenidas Norte e Cruz Cabugá, na área central do Recife.

Em Belo Horionte, houve um trancamento da Av. Bias Fortes, na saída do elevado Dona Helena Greco.

Foto: Mídia Ninja


Salvador 


No Rio Grande do Sul houve bloqueio na Avenida Bento Gonçalves, em frente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Manifestantes também fizeram barricadas com entulhos e pneus. A PM usou bombas de efeito moral para dispersar a multidão. Em São Paulo, membro do Movimento Luta Popular protestaram na Zona Sul da capital contra a PEC 055.

Foto: Mídia Ninja




Repressão

Em Goiás, organizadores da manifestação denunciam que a polícia parou todos os ônibus do estado e impedem que os estudantes, professores e sindicalistas participem do ato em Brasília

Os ônibus que saíram de Goiânia nesta terça, na parte da manhã, ficaram horas parados em uma barreira que a polícia militar do Distrito Federal fez em Brasília. Os manifestantes foram impedidos de prosseguir até que a PEC fosse votada, em segunda instância.

Há relatos de que a polícia confiscou itens de defesa pessoal, tais como vinagre, leite de magnésia e máscaras de gás.

No final da tarde, manifestações ocorrerão em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.