China exorta os EUA a cumprir a promessa sobre a questão do Mar do Sul

O porta-voz da chancelaria chinesa, Geng Shuang, exortou, nesta última quarta-feira (13), os EUA para que mantenham a sua promessa de não tomar posições na questão do Mar do Sul da China.

Geng Shuang, porta-voz da chancelaria chinesa

O tema foi abordado em uma coletiva de imprensa diária, após comentários provocativos feitos pelo Comandante do Pacífico dos EUA, Harry Harris, sobre a prontidão em "confrontar" a China no Mar do Sul da China.

Se referindo à situação no Mar do Sul da China como "estando a tender para a estabilidade" e "se move em uma boa direção", Geng apelou aos Estados Unidos que mantenham a sua promessa de não tomar partidos, respeitando os esforços dos países na região, e contribuindo para paz e estabilidade no Mar do Sul da China.

Geng também comentou as palavras de um oficial sênior de defesa dos Estados Unidos, que declarou existir uma necessidade de aumentar os gastos na defesa de Taiwan, apelando aos EUA para não ignorarem a promessa de aderência à política de “Uma Só China”.

A China se opõe a toda e qualquer formação de relações oficiais e militares entre os EUA e Taiwan, afirmou Geng.

“Exortamos os EUA que se comprometam com a política de ‘Uma Só China’ e os três Comunicados Conjuntos entre a China e os Estados Unidos, lidando com a questão de Taiwan de uma maneira prudente e discreta sem prejudicar os laços sino-norte-americanos,” acrescentou Geng.