China mostra insatisfação com membros da OMC

O Ministério das Relações Exteriores da China mostrou descontentamento pela tentativa de alguns membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) de se esquivar da sua obrigação de abandonar a abordagem de país substituto ao avaliar medidas anti-dumping para as exportações chinesas.

Geng Shuang

"Os membros da OMC devem estar de acordo com as suas obrigações", disse o porta-voz do ministério, Geng Shuang, em uma coletiva de imprensa, ao comentar sobre a disputa de processos de decisão.

Geng disse que, de acordo com o artigo 15 do protocolo de acesso assinado quando a China entrou para a OMC em 2001, a abordagem de país substituto expirou em 11 de dezembro de 2016.

O porta-voz disse que o "estado de economia de mercado" não está relacionado com o cumprimento do compromisso relacionado ao artigo 15, mas que algumas partes estão "confundindo" intencionalmente os dois conceitos sem paralelos.

O lançamento do processos de ajuste de disputas na OMC da China mostrou que o país está determinado a defender seus direitos legítimos.

"A China aprecia os membros da OMC que abandonaram a abordagem do país substituto e honraram suas obrigações na hora", acrescentou.

Sob a abordagem do país substituto, os membros da OMC utilizam custos de produção em um país terciário na avaliação do valor de produtos.