Congresso derruba três vetos presidenciais  

Deputados e senadores derrubaram nesta quinta-feira (15) três vetos presidenciais e restabeleceram o pagamento de adicional de insalubridade a agentes comunitários de saúde, a renegociação de dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a criação do Programa de Fomento às Atividades Produtivas de Pequeno Porte Urbanas para empreendedores inscritos em programas sociais do governo, ameaçados pelo governo ilegítimo de Michel Temer. 

Congresso derruba três vetos presidenciais - Agência Câmara

O Congresso autorizou a repactuação de dívidas das cooperativas de produção agropecuária contratadas até 31 de dezembro de 2010. O recálculo será sem juros e multas, com carência de três anos para pagar e prestações anuais com juros de 5% ao ano durante dez anos.

O Congresso também reverteu a decisão de Michel Temer de barrar a concessão de adicional de insalubridade aos agentes comunitários de saúde e recriaram, na Lei do Simples Nacional, o Programa de Fomento às Atividades Produtivas de Pequeno Porte Urbanas, voltado para microempreendedores individuais de baixa renda inscritos nos programas sociais do governo, também vetada pelo presidente ilegítimo.

O programa funcionará por meio da transferência de recursos não reembolsáveis e de assistência técnica sob a responsabilidade do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário. Cada um poderá receber até R$ 2,4 mil, na forma do regulamento. Os recursos recebidos pelos participantes não contarão para fins de enquadramento no Supersimples.

A assistência técnica poderá ocorrer com o apoio dos serviços sociais autônomos (Sistema S) e de entidades de apoio e fomento empresariais.