Rodrigo Maia diz que só decidirá em janeiro se será candidato 

 O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse em entrevista nesta quarta-feira (21) que, se conseguir o apoio dos deputados, decidirá em janeiro se será candidato à reeleição. “O próximo presidente terá um papel importante a cumprir, votar matérias como a reforma da Previdência, que é muito difícil”, disse. Até o momento são dois os pré-candidatos à presidência da Câmara: o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), e o líder do PTB, Jovair Arantes (GO).

Rodrigo Maia diz que só decidirá em janeiro se será candidato - Agência Câmara

A eventual candidatura de Maia foi questionada por Rosso em consulta que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A questão também foi levada ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo partido Solidariedade.

Rosso disse que fez o questionamento no campo administrativo, dentro da Câmara, porque entende ser impossível a candidatura de Maia. “Outros partidos, que eu respeito, preferiram judicializar, será difícil porque teremos de aguardar a decisão do Supremo”, afirmou Rosso.

No STF, o ministro Celso de Melo decidiu enviar o assunto para decisão do plenário da Corte. “A sinalização ainda é inicial, mas o ministro afirmou que a decisão deve ser 'interna corporis', que a Câmara terá de tomar”, disse Maia.