Trégua de sete dias traz esperanças de paz a Moçambique

A trégua de sete dias entre o opositor Resistência Nacional Mozambicana (Renamo) e o governante Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) traz hoje esperanças de paz permanente para o país.

Renamo - Jinty Jackson /AFP

Foi o líder de Renamo, Afonso Dhlakama, quem anunciou a véspera mediante teleconferência o pacto que se produziu depois de uma conversa telefônica com o presidente Filipe Jacinto Nyusi.

O mandatário confirmou o diálogo, que disse foi longo e no que se desejaram felicidades pelas festas de fim de ano. Nem Nyusi nem Dhlakama adiantaram outros temas da conversa.

fontes próximas a ambas partes disseram que a conversa se dedicou à necessidade da mediação para resolver definitivamente o conflito que enfrenta a milícias de Renamo com as tropas governamentais.

'Se tudo vai bem, podemos continuar por mais dias. Agora, o papel da mediação internacional continuará. A trégua não substitui às negociações', explicou Dhlakama.

Renamo e Frelimo, o partido dirigente desde a independência, acusam-se mutuamente da escalada da crise política e da violência que tem ceifado vidas com vítimas dos dois grupos.