Xi Jinping enfatiza importância do centralismo democrático
O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Xi Jinping, enfatizou a importância de aderir ao centralismo democrático.
Publicado 30/12/2016 12:29
O Birô Político do Comitê Central do PCCh deve continuar a seguir firmemente o centralismo democrático, disse o dirigente numa reunião do Birô Político realizada na segunda (26) e terça-feira (27) últimas, durante a qual os membros discutiram medidas para melhorar a vida política e a supervisão no interior do partido.
Xi elogiou o Birô Político por seguir o centralismo democrático no passado, dizendo que expandiu a democracia de muitas formas, e fez avançar o processo científico, democrático e legal para tomada de decisão.
Ele pediu ao Birô Político que integre a centralização na base democrática.
Ao declarar que a disciplina rigorosa é uma importante garantia para um partido centralizado e unificado, Xi pediu a todos os membros do partido que respeitem a disciplina política e as normas do partido e as observem rigorosamente, enfatizando que os membros do Birô Político devem ser os primeiros a fazer isso.
Os membros do Birô Político devem “estar especialmente sóbrios e ser especialmente firmes nas suas posições” sobre teoria, política e principais matérias de princípios, disse.
Enfatizando a importância da lealdade ao PCCh, Xi afirmou que tal lealdade deve ser pura e incondicional, e deve ser mostrada sendo leal à convicção, organizações, teorias e políticas do Partido.
Os interesses do povo devem ser tanto o objetivo fundamental como o resultado de todo o trabalho do Partido, assinalou Xi. “Zhongnanhai (sede do Comitê Central) deve estar sempre diretamente ligada ao povo, e nós devemos sempre pensar no povo”.
“O Partido deve ser livre de corrupção para ganhar o coração do povo e garantir a autoridade do Comitê Central do PCCh”, instou Xi.
Ele advertiu que os membros do Birô Político devem evitar atuar de forma superior relativamente ao seu poder ou status, e endurecer o gerenciamento sobre os membros das suas famílias e funcionários.
Xi salientou que os membros do Birô Político devem estabelecer as “quatro conscientizações”, que se referem à consciência da ideologia, do todo, do núcleo e da linha, enfatizando que não são slogans vazios e devem ser postos em ação.
Os participantes concordaram que os membros do Birô Político devem manter conscientemente um alto grau de consistência com o Comitê Central do PCCh, com Xi como núcleo, em pensamentos, política e ações, segundo uma declaração divulgada depois da reunião.
As organizações do Partido dos diversos níveis e todos os membros do Partido, especialmente funcionários de alto escalão, devem defender firmemente a autoridade do Comitê Central do PCCh, assim como o núcleo do Comitê Central do PCCh e o núcleo de todo o Partido, por ações concretas e seus empenhos diários para impulsionar a reforma, o desenvolvimento e a estabilidade, segundo os participantes.
Ao reconhecer progresso nos trabalhos de limpar os estilos de trabalho indesejáveis, os participantes enfatizaram que alguns problemas ainda precisam ser tratados. Por exemplo, formalismo, burocracia, hedonismo e extravagância surgiram sob novas formas, enquanto alguns quadros do Partido estão pouco dispostos a assumir responsabilidades, sendo incompetentes ou ineficientes na execução de ordens.
Não há nenhuma zona restringida ou exceção em supervisão intrapartidária, disseram os participantes, acrescentando que os esforços para melhorar a supervisão devem começar com o Comitê Central do PCCh e o Birô Político do Comitê Central.
Além da supervisão dentro do Partido e a auto-supervisão, os membros do Comitê Central e do Birô Político também devem se sujeitar à supervisão de fora do Partido, assim como pelo povo e pela imprensa, segundo a declaração.