Dória, o “não político”, se fantasia de gari e faz pose para a mídia

O prefeito de São Paulo João Doria (PSDB), que durante a campanha eleitoral virou piada nas redes sociais ao ser flagrado fazendo cara feia ao comer pastel e beber um cafezinho nas ruas da cidade e se elegeu dizendo que não era político, mas um gestor, madrugou em seu primeiro dia útil no comando da cidade posando para fotos vestido como gari, juntamente com o primeiro escalão de seu governo.

Doria faxina - Reprodução Brasil 247

A jogada de marketing foi para lançar o programa Cidade Linda, de zeladoria das ruas paulistanas. Doria disse ainda que vai vestir o personagem de limpador de ruas uma vez por semana durante os próximos quatro anos.

“Toda semana, em todos os eixos, o prefeito estará lá, vestido de gari, ajudando a limpar a cidade [para] demonstrar que é trabalhando que nós vamos limpar a cidade. Em quatro anos, todas as semanas”, disse o tucano.

Questionado se era a primeira vez que fazia faxina, Doria disse que “é a primeira de muitas”, tentando fazer pose de gari. Só ficou na pose para os holofotes da imprensa. Praticamente não fez o trabalho de limpeza, entrou em um veículo de limpeza, tirou fotos com garis e tomou café com leite em uma padaria. O máximo que fez foi varrer três folhas.

Segundo relato publicado na Folha de S. Paulo, uma funcionária da limpeza urbana deu um par de luvas para o prefeito, que perguntou se deveria usá-la. Ela respondeu que era para Doria tirar fotos e devolvê-las.

O macacão de coletor de lixo e as luvas eram os únicos itens que Doria usava. Ele não abriu mão do estilo Doria e nos pés utilizou um sapatênis da marca Osklen, deixando de lado as botas que fazem parte do uniforme e é item de segurança do trabalhador.