‘Fora Temer’ e ‘Diretas Já’ dão o tom à Lavagem do Bonfim em Salvador

A tradicional Lavagem do Bonfim, uma das principais festas populares da Bahia, foi marcada, nesta quinta-feira (12/01), por protestos contra o governo Temer e pedidos de eleições presidenciais diretas. O PCdoB, todos os anos presentes no evento, reforçou o coro pela saída do presidente e pelo restabelecimento do pacto democrático no Brasil, através de dirigentes e militantes.

Senhor do Bonfim Salvador - Foto: PCdoB/BA

Com ampla participação popular, a Lavagem do Bonfim reúne, em toda segunda quinta-feira do ano, manifestações políticas, artísticas, culturais e religiosas. O cortejo, de cerca de 8km, parte da Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até a Igreja do Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada, que tem a escadaria lavada por baianas, com água de cheiro.

“As festas populares fazem parte da tradição do povo baiano e o PCdoB tem uma tradição enorme de participação nesses eventos, especificamente nesse. Na Festa do Bonfim, nós estamos pedindo eleições diretas”, explicou o presidente estadual do PCdoB, deputado federal Davidson Magalhães. Segundo ele, não há outro meio de garantir a democracia se não pelo voto.

“Temer assumiu a partir de um golpe institucional, comum na América Latina. Superamos os golpes militares e agora temos os institucionais, que vilipendiam a soberania do sufrágio universal. O Brasil está um caos e estamos aqui protestando contra isso”, continuou o presidente do PCdoB-BA.

O deputado federal Daniel Almeida, também presente no cortejo, acrescentou que, além de ter sido fruto de um golpe, o governo Temer não cumpriu o que prometeu: contornar a crise. “O governo Temer é ilegítimo, incompetente, corrupto e não apresentou nenhuma solução para a crise. Ao contrário, a cada medida que toma, a crise vai se agravando”.

Afastar Temer do posto e garantir eleições diretas são caminhos que, para Daniel, podem representar o início de um combate sério e efetivo do caos político e econômico no país, garantindo o retorno do bem-estar social a uma camada específica. “A crise afeta, principalmente, a população mais pobre, com o desemprego, a perda de direitos trabalhistas, aposentadoria e políticas sociais”.

Estreia no cortejo

Hélio Ferreira, eleito pelo PCdoB em outubro para ocupar uma vaga na Câmara de Vereadores de Salvador, estreou como vereador da capital na Lavagem do Bonfim deste ano. Ele, que sempre participava como liderança popular, disse ter sido gratificante se apresentar como um representante da cidade, principalmente dos trabalhadores. “É um momento especial”, disse.

O novo edil vai compor a bancada comunista com a Aladilce Souza, que também esteve na festa pedindo o ‘Fora Temer’, e, também, a valorização da capital baiana. “Valorizamos a nossa cultura e trazemos o elemento da política. Estamos também pedindo a Senhor do Bonfim que, nesse ano de 2017, tenhamos energia e força para fazer de Salvador uma capital melhor para se viver”.

Na ala do PCdoB, também estiveram a presidenta do PCdoB-Salvador, Olívia Santana, e o deputado federal Orlando Silva, que, embora tenha sido eleito pelo partido em São Paulo, é baiano.