Professor recebe reajuste de apenas 7% e ministro fala em valorização

O governo Temer segue subestimando a educação pública brasileira. Nesta quinta-feira (11) o Ministério da Educação (MEC) divulgou um aumento do piso nacional dos professores de 7,64%, passando de R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80. No ano interior, quando Dilma Rousseff ainda presidia o país, o aumento foi de 11,36%. O maior reajuste do piso foi registrado em 2012, com 22,22%.

Professor recebe reajuste de apenas 7% e ministro fala em valorização - Reprodução

O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo a Lei 11.738/2008, a Lei do Piso, que vincula o aumento à variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Para o ministro Mendonça Filho (DEM-PE), os professores se sentirão estimulados com o aumento: “É algo importante porque significa, na prática, a valorização do papel do professor, que é central na garantia de uma boa qualidade da educação. Não se pode ter uma educação de qualidade se não tivermos professores bem remunerados e motivados”, acrescentou em declaração à Agência Brasil.

O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, criticou o não cumprimento do piso, “existe muita controvérsia sobre o cumprimento do piso em todo o país. Cumprir a lei não é somente pagar o valor, mas todo o conjunto da lei”, analisa.

De acordo com os dados da CNTE, 13 estados não cumprem a lei do piso. Para Roberto Leão, mesmo com o anúncio do reajuste, as mobilizações continuam, pois o valor está longe do ideal para a categoria.