Kassab volta atrás: 'não haverá mudanças' na internet de banda larga fixa

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), publicou nesta sexta-feira (13) uma declaração do minstro Gilberto Kassab em que ele afirma que "não haverá mudanças no modelo atual de planos de banda larga fixa". O recuo se deve à reação de diversos setores ao que seria uma limitação de acesso à internet.

internet

Isso significa que Gilberto Kassab,  após perceber as reações na internet, voltou atrás do que havia afirmado na quinta-feira passada (12): o fim da internet ilimitada da banda larga fixa seria "benéfico ao usuário". A ideia, segundo Kassab, era tornar o serviço "o mais elástico possível, mas que tenha um ponto de equilíbrio, porque as empresas têm seus limites".

Usuários de internet se uniram contra a medida

As reações foram muitas. Usuários e células hackers demonstraram insatisfação em redes sociais. Há poucas horas, a Anatel afirmou que o ministro errou ao realizar a afirmação,

Leia abaixo a íntegra da nota do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) confirmando que a afirmação havia sido errônea:

"O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) reforça o compromisso do governo federal em atuar para que o direito do consumidor seja respeitado e garantido. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, esclarece que não haverá mudanças no modelo atual de planos de banda larga fixa, reiterando seu compromisso em atender o interesse da população e do consumidor".

Ministério x Anatel

No ffinal desta quinta-feira (12), o ministro Gilberto Kassab afirmou que a internet banda larga fixa vai sim ser limitada ainda em 2017. Por sua vez, o presidente da Anatel Juarez Quadros disse que o Ministro estava enganado e que não vai haver limites.

Para o site Telesíntese, Quadros falou que Kassab admitiu ter entendido errado os dados emitidos pela Anatel. Com isso, o Ministro imaginou que fosse haver uma limitação, mas a Anatel garantiu que isso não seria possível  uma vez que a medida cautelar da Anatel que impede o corte de franquia não vai ser modificada.

Para o site, a Quadros afirmou: “Repito o que já disse em audiência no Senado Federal: A Anatel não pretende modificar essa cautelar tão cedo”. Em resumo: a Anatel garantiu estar do lado do consumidor e ainda diz que o Ministro Kassab estava enganado.