Davos: Brasil tem dificuldade em transformar crescimento em inclusão

Em um relatório do Fórum Econômico Mundial sobre crescimento econômico e progresso social, o Brasil aparece na 30ª posição entre 109 países, atrás dos vizinhos Paraguai e Peru e de outros como China e Coreia do Sul.

pobreza extrema - Divulgação / ONU

Para o Fórum, é necessário um novo modelo de crescimento que garanta a inclusão social, e o Brasil é citado como uma das nações que têm dificuldades em transformar a melhora dos indicadores econômicos em uma duradoura inclusão social.

O órgão crê que a classificação do país no Índice de Desenvolvimento Solidário é menor do que seu Produto Interno Bruto (PIB) pode permitir. EUA, Japão, México, África do Sul, Irlanda e Nigéria aparecem na mesma situação do Brasil, enquanto países como República Checa, Camboja, Nova Zelândia e Coreia do Sul aparecem melhor classificados.

O Brasil deveria investir mais em serviços básicos e em infraestrutura, além da necessidade de melhorar a educação para ter um crescimento econômico mais inclusivo, aponta o relatório. Outra questão apontada é a corrupção no país.

Para o Fórum, é necessário um novo modelo de crescimento para melhorar a inclusão e também conter o crescimento do populismo e da frustração popular em diversos países. O relatório afirma, também, que é essencial reavaliar as prioridades em termos de política econômica, para lidar com as desigualdades causadas pela evolução das tecnologias e da globalização.