Temer diz que idade mínima para aposentadoria é ponto "inegociável"
Em entrevista à imprensa, nesta segunda-feira (16), o presidente Michel Temer reafirmou que idade mínima de 65 anos para aposentadoria é inegociável. "A idade é fundamental para essa reforma", disse Temer. A proposta de reforma enviada ao Congresso prevê, além da idade mínima de 65 anos, um tempo mínimo de 25 anos de contribuição.
Publicado 18/01/2017 15:34

Centrais repudiam reforma
Em reunião, na última semana, no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em São Paulo, as centrais sindicais reiteraram a reprovação da proposta, que na opinião dos dirigentes, desmonta o sistema previdenciário no Brasil.
Em sua Resolução Política, a CTB reafirmou que o projeto que prevê mudanças no sistema previdenciário protocolado pelo governo é um retrocesso para a classe trabalhadora brasileira. A proposta tem como meta a redução de direitos e benefícios, ameaça a economia de milhares de pequenos municípios brasileiros, que dependem das aposentadorias e pensões, e abre caminho à privatização do sistema, cobiçado pelo sistema financeiro.
Banco Central defende reforma da Previdência
Em ata publicada nesta, terça-feira (17), o Banco Central saiu na defesa da Reforma da Previdência e da PEC 55. “Os membros do Copom destacaram a importância de outras reformas [Previdência] que visam aumento de produtividade e maior flexibilidade da economia”, diz o BC na ata.
A instituição também destacou a importância da aprovação do teto (PEC 55) que corta drasticamente os investimentos públicos nos setores sociais.
Confira o calendário de mobilização das centrais de trabalhadores em defesa dos direitos
Agenda em São Paulo
Dia 20/01 – Reunião preparatória do Seminário que debaterá a Reforma da Previdência.
Dias 07 e 08/02 – Seminário – Reforma da Previdência.
Dia 21/02 – Lançamento da Jornada de Lutas pelos Brasil, com a realização de debates, plenárias e seminários para aprofundar as discussões em torno da atual conjuntura e da centralidade na defesa dos direitos.