Sem categoria

ANPG debate produção científica nacional durante a Bienal da UNE

A Associação nacional de Pós Graduandos (ANPG) participa da Bienal da União Nacional dos Estudantes, que ocorre entre os dias 29 de janeiro a 1º de fevereiro, através do 2º Seminário: "A internacionalização da Ciência Brasileira". Na manhã desta segunda-feira (30) foi realizada a mesa "A internacionalização do ensino superior e da produção científica nacional". O evento acontece na Escola Porto Iracema de Artes em Fortaleza (CE).

ANPG debate produção científica nacional durante a Bienal da UNE - Reprodução

Participam do debate Cristina Guilam, da Fiozruz, Patrício Pereira Marinho, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Joviles Vitório Trevisol, do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). 

Patrício Pereira Marinho, da Capes, apresenta números interessantes para a pós-graduação: em 2005 haviam 5675 bolsistas brasileiros no exterior. Já em 2015 esse número aumenta exponencialmente para 40.330 (só bolsas capes). O número de acordos com universidades também multiplica para 190 com 31 países. O diretor também explica que a maioria dos estudantes de pós-graduandos estrangeiros no Brasil vem de países em desenvolvimento e 65% deles são do sexo masculino.

"Agora o trabalho das universidades brasileiras é se preparar para receber esses cientistas", avalia Patrício. 

Para Cristina Guilam, os programas de internacionalização precisam ser integrados entre os países. "É necessário existir uma troca real para que os programas tenham sucesso", disse a professora, durante o debate. 

No período da tarde, ocorrerá um encontro com estudantes estrangeiros no Brasil 

Confira abaixo a programação completa do Encontro: