Bienal da UNE: o sertão em debate e show com Gaby Amarantos

Mais de 5 mil estudantes, de todos os estados brasileiros, participam da Bienal, que tem programação com entrada franca e aberta ao público em geral. Atividades seguem até quarta-feira, 1/2.

10ª Bienal da UNE tem hoje (30) show com Gaby Amarantos

A programação da 10a. Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Centro Dragão do Mar, com dezenas de shows, peças de teatro, exposições, debates e outras atividades culturais, tem continuidade nesta segunda-feira, com o grande show de Gaby Amarantos, na Praça Almirante Saldanha, a partir das 22h. A cantora paraense será antecedida pelo DJ Mr. Gazos, pelo VJ Mx Leguiza e pelos artistas e bandas selecionados para a Mostra Estudantil de Música, vindos de estados como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, além do Ceará e do Distrito Federal.

Entre outras atrações da segunda-feira na programação cultural está a apresentação da peça "Todo camburão tem um pouco de navio negreiro", do grupo cearense Nóis de Teatro, às 20h, na Praça Verde do Dragão do Mar. No mesmo horário os escritores Miró de Muribeca, Mel Duarte e as Mulheres Cordelistas, além da Rede Mnemozine, participam, no Espaço Rogaciano Leite Filho (palco sob a passarela), de sarau tendo como tema o poeta cearense Patativa do Assaré.

A blogueira Tia Má e o humorista Gustavo Mendes participam das 17h às 20h de debate sobre "A reinvenção da sátira e da crítica", no Anfiteatro do Dragão. A partir das 14h serão exibidos os filmes da Mostra Estudantil de Audiovisual.

Sertão e cultura em debate

A programação de debates nesta segunda-feira tem início às 10h da manhã, com a mesa "A reinvenção do povo brasileiro com olhar no sertão" reunindo o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares; Conceição Dantas, da Marcha Mundial de Mulheres; Pedro Laurentino, poeta e escritor; Aldo Rebelo, ex-ministro dos governos Lula e Dilma; Leonardo Guelman, superintentente do Centro de Artes da UFF e coordenador do Interculturalidades. O debate acontece na Praça Verde do Dragão.

Já às 14h, no Auditório do Dragão, acontece a mesa "Redes e circuitos de Linguagens Artísticas", com Alfredo Manevy (ex-presidente da SPCine), Marcelo Bones (Frente Nacional de Teatro), Talles Lopes (Rede Brasil de Festivais), Toni C (Colegiado Setorial de Livro e Leitura do Conselho Nacional de Políticas Culturais), Vivi Sales (Poesia de Esquina) e Mileide Flores (coordenadora de Livro e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Secult).

Estudantes de todo o Brasil visitam periferia de Fortaleza

A Bienal da UNE contará nesta terça-feira com uma atração especial e diferente para os mais de 5 mil estudantes de todos os estados brasileiros que vieram à capital cearense. É o projeto "#LadoC", que vai mostrar a esses jovens uma Fortaleza bem além dos roteiros turísticos, promovendo 10 circuitos de visitas a diferentes bairros da capital cearense, com destaque para regiões de periferia, distantes do circuito mais habitual dos visitantes da "terra do sol".

Nesta terça-feira, os estudantes seguirão em ônibus às 9h do Centro Dragão do Mar, partindo para 10 diferentes roteiros, como forma de destacar a multiplicidade social e cultural de Fortaleza. Os circuitos incluem a Região Metropolitana, percorrendo do Centro à periferia, do urbano ao rural, de comunidades indígenas a coletivos de hip-hop. O "#LadoC da Bienal da UNE" vai promover a circulação e o diálogo dos estudantes brasileiros com a diversidade das expressões culturais cearenses.

A programação de cada circuito do Lado C foi desenvolvida com a participação de articuladores locais, vinculados a projetos sociais e culturais, envolvendo manifestações comunitárias, Mestres e Mestras da cultura popular, coletivos de arte, Pontos de Cultura, Bancos Comunitários, entre outros.

“Nesta edição, no espírito da ‘Feira da Reinvenção’, a ideia é mostrar uma Fortaleza que existe, vive e respira cultura e cidadania, para além dos tradicionais roteiros turísticos. As mais belas praias e belezas naturais da capital cearense estão nas favelas e nas periferias da cidade, por exemplo. E é nessas comunidades que o povo vive, sonha, reinventa o seu cotidiano e constrói alternativas inspiradoras para o futuro”, destacou o coordenador da atividade, Alexandre Santini.

Mais sobre a Bienal da UNE

A Bienal da UNE, o maior festival estudantil da América Latina, chega à sua 10ª edição e celebra seus quase 20 anos de existência com uma verdadeira ocupação cultural de Fortaleza. Entre quarta-feira, 29/1, e domingo, 1/2, mais de 5 mil estudantes vindos de todas as regiões do País vão se integrar ao povo cearense e fazer do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e daPraia de Iracema a referência da produção artística, dos debates e do pensamento da juventude brasileira.

A 10ª Bienal da UNE tem como tema “Feira da Reinvenção”, em alusão ao potencial criativo do povo brasileiro e à possibilidade de reinvenção de linguagens, estéticas, formas de luta, de resistência e de arte, a partir da imagem das feiras populares. A 10ªBienal também dará início às festividades dos 80 anos da UNE, comemorados no dia 11 de agosto.

A programação da Bienal apresenta uma extensa lista de convidados, entre pensadores, artistas e ativistas, com o objetivo de reunir as diversas linguagens e expressões culturais, valorizar a identidade nacional e conectar as produções estudantis de todas as regiões do País.

“Para a UNE, é uma honra poder ser recebida em um estado que reserva tanta história, tanta luta e uma cultura tão rica, quanto o Ceará. Acredito que as trocas que serão possibilitadas nesta edição, com o encontro de gente de todo o Brasil, vão criar um ambiente bem diverso e instigante, de reinvenção e muita criatividade”, afirma a presidenta da UNE, Carina Vitral, que já está em Fortaleza, participando de atividades preparatórias para a Bienal.

Já passaram pelas diversas edições da Bienal até aqui artistas como Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Ariano Suassuna, Abdias Nascimento, Alceu Valença, Ziraldo, Tom Zé, Martinho da Vila, Augusto Boal, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Lenine, Naná Vasconcelos, Criolo, Pitty e muitos outros personagens.