China continuará sendo o principal motor do crescimento mundial

A economia chinesa deverá continuar sendo o mais forte motor de crescimento econômico mundial em 2017, disse na quinta-feira um porta-voz do mais alto órgão de assessoria política da China.

Wang Guoqing - Xinhua

A economia da China cresceu 6,7% anualmente no ano passado, um bom começo do 13º Plano Quinquenal (2016-2020) do país, segundo Wang Guoqing, porta-voz da 5ª sessão do 12º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, em uma entrevista coletiva.

"Tanto a qualidade como a eficiência da economia chinesa melhoraram mais no ano passado", afirmou.

Segundo dados do Banco Mundial, o crescimento chinês em 2016 representa cerca de um terço do crescimento mundial, uma proporção maior que a contribuição de qualquer outro país.

O crescimento estável da China cria maior demanda, maior variedade de produtos e mais oportunidades de cooperação, segundo Wang.

Wang acrescentou que os fundamentos do crescimento chinês de longo prazo não mudaram, e a economia ainda possui fortes recursos de crescimento, citando comentários de assessores políticos nacionais em uma reunião no início deste ano.

"Procurar o progresso e manter a estabilidade" será o tom principal do trabalho econômico deste ano, segundo um comunicado divulgado depois da Conferência Central de Trabalho Econômico realizada em dezembro de 2016.

Wang acrescentou que a China buscará novos progressos na reforma de importantes áreas.

"Podemos assegurar que a China não vai desacelerar o aprofundamento da reforma integral, mas dará passos mais estáveis", assinalou.