Prefeito de Aracaju conhece fábrica de tecnologia de trânsito

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, visitou, nesta segunda-feira (27), em Monterrey, no México, a fábrica da empresa Semex, que produz semáforos inteligentes e controladores de tráfego, entre outros equipamentos voltados para o trânsito, que são utilizados em grandes cidades em todo o mundo.

Edvaldo no México

 A visita foi a primeira parada da viagem de trabalho realizada pelo gestor municipal para conhecer soluções de mobilidade urbana. Na Semex, Edvaldo foi recepcionado pelo presidente da empresa Alejandro Brunell, e pelo vice-presidente, Raul Tellez.

“Visitei a fábrica da Semex, onde se produz semáforos inteligentes e controladores de tráfego, que são usados em cidades como Toronto, Nova York e Houston. Estamos trabalhando para que estas tecnologias cheguem a Aracaju para que a gente possa ter melhor trânsito na cidade e mais qualidade de vida. A visita está sendo bastante produtiva”, afirmou o prefeito.

Ele pontuou que as soluções oferecidas pela Semex se coadunam com o projeto de cidade inteligente que está em discussão para Aracaju. “Estou convencido que as soluções para a mobilidade urbana não estão restritas a obras, mas sim ao uso da tecnologia para alcançarmos uma cidade inteligente”, reforçou. Inclusive, é o modelo de controle de tráfego, elaborado pela empresa mexicana, que Edvaldo irá conhecer, nesta quinta-feira (2), em Nova York, nos Estados Unidos. “Lá irei conhecer a Central de Trânsito, que resolveu os problemas de mobilidade da cidade com inteligência”, referenciou.

Edvaldo viajou a trabalho no último final de semana, a convite do Sistema Integrado de Trânsito Metropolitano (Sintram), de Monterrey (México), para conhecer experiências de mobilidade urbana na cidade. O gestor irá também, com o mesmo propósito, aos Estados Unidos, retornando no dia 6 de março. Neste período, a administração da cidade ficará sob responsabilidade da vice-prefeita Eliane Aquino. Como o compromisso se deu no período do carnaval, ele ficará apenas três dias úteis afastado do cargo. Edvaldo viajou acompanhado da primeira-dama, Danusa Silva. A viagem não gerou despesas para a prefeitura.