Seu Mauro desmonta mentiras de Temer sobre a transposição

Depois de usurpar o governo, Michel Temer agora tenta usurpar as obras realizadas pelos governos de Lula e Dilma. Com um índice de rejeição recorde, Temer viajou nesta sexta-feira (10) para o Nordeste para inaugurar o eixo leste da transposição do Rio São Francisco. Com apenas 10 meses de governo, Temer disse que esta será mais uma obra iniciada no passado que será concluída em sua gestão. A obra começou no governo Lula.

Seu mauro sobre transposição do São Francisco - Reprodução

"Uma vez totalmente concluído, o projeto São Francisco garantirá a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas no Nordeste. A conclusão do Eixo Leste significa o fecho de mais uma obra que se havia iniciado no passado", anunciou o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, tentando usurpar realização da obra.

Enquanto promove um arrocho nas contas públicas com cortes de verbas nos programas sociais, o porta-voz comemora como se a obra fosse um feito do seu governo dizendo que Temer prioriza as obras que beneficiam a população nordestina.

Mas nas cidades do projeto a serem visitadas por Temer, como Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba, ele vai ouvir o rechaço das ruas. A população não caiu no conto de Temer e nas redes sociais, diversas manifestações com depoimentos de populares desmontam o engodo.

Um deles é o depoimento de um senhor Mauro Bernardo que é enfático: "Primeiro, Jesus. Segundo, Lula e terceiro Dilma. Água no Pajeú [rio que banha o estado de Pernambuco] e água nas torneiras de Tuparetama do Rio São Francisco. Só admito que falem de Lula e Dilma quando me apresentarem outros dois que façam o que eles fizeram até hoje. Enquanto não apresentar eu não admito que um palhaço brasileiro fale deles".

Lula e Dilma também rebateram por meio das redes sociais a falácia da Tranposição do Rio São Francisco. "Muita gente disse que era impossível fazer a transposição do rio São Francisco. Quem estava no poder estudava, estudava, mas nada fazia. Até que Lula foi lá e fez. Em 2007 as obras começaram. A água começou a chegar a Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Serão 12 milhões de pessoas beneficiadas em 390 municípios", diz a publicação, com fotos de Lula e Dilma no local.

Já a presidenta legitimamente eleita classificou como "mentira" o discurso de Temer de que as obras estavam paradas. Dilma salientou que projeto só não foi entregue por ela "porque os setores mais atrasados da política brasileira, aliados às parcelas mais indignas da imprensa nacional e as velhas oligarquias, além de conservadores e políticos oportunistas – do PSDB e DEM e muitos do PMDB – arquitetaram e promoveram o Golpe de 2016".

Dilma frisou também que dos R$ 9,6 bilhões de investimentos previstos do Orçamento da União, o projeto de integração do São Francisco teve, até abril de 2016, R$ 7,95 bilhões executados, o que representa 86,3% da obra estavam concluídos até abril do ano passado, quando havia 10,3 mil trabalhadores nos canteiros das obras.

Com 260 km de canais, o Eixo Norte do projeto teve 87,7% de execução concluídos até abril de 2016. Em Pernambuco, os municípios diretamente beneficiados foram Cabrobó, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante. No Ceará, as cidades beneficiadas foram Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti e Penaforte. Na Paraíba, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Monte Horebe e São José de Piranhas. E, finalmente, na Bahia, os municípios de Abaré e Curaçá.

Já o Eixo Leste, com 217 km de canais, teve até abril do ano passado 84,4% de suas obras executadas. Em Pernambuco, os municípios diretamente beneficiados foram Betânia, Custódia, Floresta, Petrolândia e Sertânia. Na Paraíba, a cidade de Monteiro foi a beneficiada pelas águas.

"Estes são os fatos. Tais números podem ser conferidos no sumário executivo, que estava disponível no site do Ministério da Integração Nacional até maio do ano passado, antes de ser apagado, de maneira irresponsável e criminosa, pelo governo ilegítimo de Michel Temer", afirma a nota assinada pela presidenta Dilma.