Fagnani: Governo tem que rever desonerações e combater sonegação

O pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (Cesit) e economista, Eduardo Fagnani, disse em audiência da Comissão da Reforma da Previdência que o sistema só tem "rombo" porque o governo de Michel Temer (PMDB) não considera o que ele chama de "contribuição do governo" para o sistema.

economista Eduardo Fagnani, - Agência Câmara

Fagnani enfatiza que o governo tem que rever as desonerações fiscais do sistema e combater a sonegação. Também mostrou gráficos que indicam o superavit da Previdência urbana quando o país cresce. "É ajustar para crescer ou crescer para ajustar? O país tem que buscar o crescimento econômico como uma das soluções para o equilíbrio das contas", defendeu.

Segundo ele, nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), são consideradas contribuições do empregador, do empregado e do governo. Para esta última, a participação média destes países no sistema seria de 45%.

Para o economista, a reforma da Previdência, o teto de gastos orçamentários e outras medidas tomadas pelo governo podem "desmontar o estado social" construído pela Constituição de 88. Isso porque o ajuste fiscal, segundo ele, faz com que as receitas caiam, obrigando o corte de despesas sociais.