Macron consolida liderança para eleições na França

O candidato Emmanuel Macron, politicamente de centro, consolida sua liderança para as próximas eleições presidenciais na França, depois de um primeiro debate no qual se enfrentaram os cinco principais candidatos.

O presidente da França, Emmanuel Macron - Prensa Latina
Apesar do líder do movimento Em Marcha ter sido alvo de diversos ataques por parte dos rivais que o colocaram várias vezes em posições defensivas, o político conseguiu os melhores resultados em todos os aspectos medidos pelo instituto Elabe em uma pesquisa.
 
Ele foi considerado por 29% dos entrevistados o mais convincente da discussão, 30% consideraram que ele tem o melhor projeto para a França e 31% disseram que ele tem maiores qualidades para se converter presidente.
 
Por sua vez, o esquerdista Jean-Luc Mélenchon foi classificado como o segundo mais convincente do debate, à frente de François Fillon, de direita, e da neofascista Marine Le Pen, empatados em 19% cada um, e do socialista Benoit Hamon, com 11%.
 
Os cinco principais candidatos presidenciais compareceram durante mais de três horas no primeiro debate das eleições, faltando um mês para o primeiro turno das eleições.
 
A sessão cobriu um amplo leque de temas como educação, segurança, desemprego, ecologia, garantias trabalhistas, defesa e as reformas institucionais, o que permitiu aos políticos expor suas propostas em uma discussão onde dominou a exposição dos projetos.
 
Não obstante, também não faltaram questionamentos e confrontos entre os candidatos, que não duvidaram em fazer gala de firmeza, e às vezes de certa agressividade, para defender suas posições.
 
Por outro lado, o primeiro debate foi criticado por só incluir os cinco candidatos principais, apesar de outros seis políticos estarem aptos a participar das eleições.
 
O primeiro turno ocorrerá em 23 de abril e depois, em 7 de maio, está previsto o segundo turno, no qual se decidirá o presidente da França para os próximos cinco anos.