Ocupe Brasília 24: Metalúrgicos jogam peso no protesto contra reformas

Enquanto o presidente golpista Michel Temer aumenta o leilão entre aliados para conseguir a aprovação das reformas da Previdência e Trabalhista no Congresso Nacional, as principais centrais de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil intensificam as ações para colocar 100 mil trabalhadores na marcha do dia 24 de maio em Brasília. 

Mobilização ato do dia 15 de março contra reforma da previdencia - Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, que trata da reforma da Previdência Social, e o Projeto de Lei da Câmara 38/2017, que é sobre a reforma trabalhista, continuam com a lógica de retirada de direitos inalterada mesmo com a propaganda enganosa de Michel Temer de que haveria mudanças. 

Entidades de metalúrgicos contestam o discurso oficial e prometem caravanas expressivas no dia 24 de maio na capital Federal.

"Nós temos que ir a Brasília. Os políticos precisam entender que essas reformas só prejudicam a classe trabalhadora. O Sindicato de São Paulo decidiu que vai levar três ônibus. A Federação está programando mais 40. Nos próximos dias, teremos o número preciso de todo o Brasil", afirmou Miguel Torres, presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.
Paulo Cayres, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM), afirmou que a expectativa da entidade é levar cinco mil metalúrgicos de todo o Brasil. “Já temos confirmados, por exemplo, sete ônibus do Rio Grande do Sul, de onde a viagem é mais longa", completou o dirigente.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Federação paranaense, Sérgio Butka, confirmou que cinco ônibus deixam Curitiba no dia 23 para participar do Ocupe Brasília. “Mas teremos outras manifestações conjuntas com as Centrais até o dia 24. Estaremos em vigília por todo o Estado até o dia da Marcha a Brasília", disse Butka.
“Mesmo diante de um quadro ameaçador que pode tirar o emprego, o trabalhador aqui de Minas tem o mesmo sentimento nacional que é o de rejeição ao governo Temer e suas propostas de retirada de direitos”, enfatizou Marcelino da Rocha, presidente da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal). 
Segundo Marcelino, está confirmada até o momento a saída de dois ônibus das cidades de Betim e Três Marias para a Marcha de Brasília no dia 24. A Fitmetal está mobilizando diversas categorias profissionais em Minas como o Sindmetal, construção civil, rodoviários, saúde, trabalhadores rurais, professores e União Brasileira de Mulheres (UBM).
“Os metalúrgicos e metalúrgicas devem faz sua parte em defesa dos nossos direitos. Portanto, no dia 24 é invadir Brasília, lutar pelos nossos direitos e contra as reformas que remontam ao século XIX as relações de trabalho no Brasil”, convocou Marcelino em vídeo para o Portal da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)..