Fitmetal: Congresso debate saídas contra fim de direitos e recessão
O êxito da marcha dos trabalhadores em Brasilia nesta quarta-feira (24) contra as reformas da Previdência Social e Trabalhista confirmou o papel estratégico do movimento sindical no cenário de retirada de direitos e violação da democracia. Neste contexto de resistência protagonizado pelos trabalhadores acontece de 25 a 27 de maio o 2º Congresso da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal), em Guarulhos (SP).
Publicado 25/05/2017 17:02

Renato Rabelo, presidente da Fundação Maurício Grabois e ex-presidente do PCdoB, e Marcos Verlaine, consultor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) são nomes confirmados na mesa temática “Os desafios da classe trabalhadora diante da atual conjuntura”, na manhã desta sexta-feira (26).
No mesmo dia, às 14h, haverá a mesa “Caminhos para o Brasil superar a desindustrialização e retomar um Projeto Nacional de Desenvolvimento” com o ex-ministro do governo Lula, Ciro Gomes, o economista da UFRJ André Nassif e o deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS).
Criada em 2010, a Fitmetal tem representação em 11 estados e representa 280 mil trabalhadores em todo o país. Há um ano e quatro meses a Fitmetal obteve o registro sindical junto ao ministério do Trabalho e Emprego para formalizar a legitimidade política da entidade, que ganha espaço entre os trabalhadores do setor.
“As vitórias recentes nas eleições sindicais em Betim (MG), Caxias do Sul (RS) e Três Marias (MG) confirmam a força, a unidade e a luta da Fitmetal”, declarou Marcelino da Rocha, presidente da entidade.
O dirigente convocou os trabalhadores a participarem do congresso para consolidarem o momento de protagonismo da categoria na luta contra a retirada de direitos e pela retomada do crescimento econômico.
“Temos um compromisso, enquanto metalúrgicos e metalúrgicas classistas, de participarmos desse 2º Congresso, que vai discutir a conjuntura nacional e internacional, o processo de desindustrialização pelo qual passa o país e também vai definir o plano de lutas para o próximo período. A participação de todos é fundamental para construirmos uma Federação mais preparada para a luta”, enfatizou Marcelino.
“Não existe nenhum país no mundo que se desenvolva sem uma indústria forte”, continuou o dirigente lembrando que a cada ano cai a participação da indústria no PIB. “Em 1970 tínhamos quase 30% no PIB mas nas aferições dos último ano a nossa participação está em queda”, alertou.
Serviço
2º Congresso da Fitmetal
Data: 25, 26 e 27 de maio
Local: Monaco Convention & Hotel
Endereço: Rua Diogo Farias, 137 – Guarulhos/SP
Agenda dia 26
Mesa 1 – 9 horas: “Os desafios da classe trabalhadora diante da atual conjuntura”
Participantes: Renato Rabelo, presidente da Fundação Maurício Grabois, ex-presidente do PCdoB / Marcos Verlaine – assessor do DIAP / Dieese – assessor a confirmar
Mesa 2 – 14 horas: “Caminhos para o Brasil superar a desindustrialização e retomar um Projeto Nacional de Desenvolvimento”
Participantes: Ciro Gomes – ex-ministro do governo Lula, ex-governador do Ceará / André Nassif – Economista da UFRJ / Assis Melo – deputado federal (PCdoB-RS)
Abertura Solene do Congresso – 18 horas